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Uma estrela de quatro anéis

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Com 610 cv no motor biturbo e tecnologia de ponta,
o Le Mans Quattro destaca as vitórias da Audi nas pistas

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

A Audi está no Salão de Frankfurt com o conceito Le Mans Quattro, síntese da experiência acumulada nas pistas, do estilo avançado e da liderança tecnológica, segundo a empresa. Liderança demonstrada com o sucesso do Audi Quattro nas provas dos campeonatos mundiais de rali dos anos 1980 e, mais recentemente, nas três vitórias consecutivas na 24 Horas de Le Mans (2000, 2001 e 2002) com o R8, chegando em primeiro, segundo e terceiro nas edições de 2001 e 2002.

Esse foi o objetivo da Audi: transpor com grande ênfase essas virtudes e tecnologia para um carro esporte de rua. O aspecto do Le Mans Quattro, com sua pintura em cor Jet Blue, chama a atenção pela largura e pelo aspecto de força, pronto para agir. A extremidade dianteira e a linha curva do teto logo identificam o carro de dois lugares como um Audi. A curvatura dos pára-lamas dianteiros evoca o TT e o carro-conceito Nuvolari Quattro, com o qual se parece em outros detalhes.

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Destaque para o motor: o V10 fica bem visível pelo vidro traseiro

Contornos conhecidos podem ser observados também nas laterais. As linhas de cintura e de ombro unem a dianteira, laterais e traseira, com as portas e a transição para a entrada de ar lateral especialmente esculpidas para enfatizar os arcos de pára-lamas típicos da Audi, que envolvem rodas de 20 pol. O pára-brisa recebeu revestimento hidrófobo — isso mesmo, para repelir água, uma conquista que resultou da nanotecnologia, que resiste ainda à aderência de poeira. Um micro-revestimento semelhante reduz a penetração de raios ultravioleta e infravermelho, evitando calor excessivo no interior.

O desenho do carro é nitidamente de cabine avançada, típico dos que têm motor traseiro-central e que lembra logo o Audi R8. O propulsor é um V10 com dois turbocompressores, visível tanto de dentro como de fora do veículo, por meio de uma tampa transparente. As dimensões são típicas de um superesportivo: 4,37 metros de comprimento, 1,9 m de largura e 1,25 m de altura, com distância entre eixos de 2,65 m. O espaço interno é amplo. Localizadas após as portas estão as tomadas de ar para o motor, radiador de óleo, resfriadores de ar e freios. Continua

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Data de publicação: 9/9/03

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