Best Cars Web Site
Serviço
Como utilizar melhor
Qualquer que seja sua opção, atente para algumas dicas no trato com as oficinas:

> Siga o manual do veículo, o guia de manutenção e as especificações do fabricante. Leia-os antes e depois de uma revisão, para verificar se foi feito o que a marca determina.

> Exija sempre que possível peças originais, evitando o mercado "paralelo" de reposição. As peças devem ser, no mínimo, de fabricante reconhecido e aprovado pelo fabricante do veículo. Procure deixar isso claro ao mecânico independente antes do serviço, para evitar arrependimentos.

> Evite o uso de peças recondicionadas, a não ser que o procedimento e a remanufaturadora sejam aprovados pelo fabricante do veículo ou da peça original.

> Se possível, peça para analisar as peças trocadas ou avariadas. Isso pode inibir a troca desonesta ou, pior, a manutenção da peça ruim enquanto uma nova é cobrada.

> Exija sempre nota fiscal com a descrição detalhada e garantia das peças trocadas e dos serviços. Em caso de problemas posteriores, será difícil ser ressarcido ou ter o serviço refeito sem essa comprovação.

Um ponto a favor das oficinas não-autorizadas é a liberdade na aquisição de peças. É comum faltarem peças nas concessionárias, que dependem do estoque local e da fábrica, enquanto as oficinas podem comprar de diversos fornecedores (inclusive da própria autorizada), agilizando o processo -- e barateando o serviço.

Se há vantagens e desvantagens em relação a cada tipo de serviço, cabe a cada um avaliar o que é melhor. Podem-se encontrar excelentes profissionais no mercado de oficinas independentes, havendo também redes de serviços estrangeiras que vêm se instalando no Brasil, para preencher a lacuna entre a autorizada e as oficinas.

Exija orçamentos e notas fiscais detalhadas, determine a qualidade das peças e siga as instruções do fabricante: roteiro para não cair em conversa de maus mecânicos

Podem ser uma boa alternativa para o consumidor, desde que não recaiam em erros como os citados. Por outro lado, a concessionária pode ser a solução menos arriscada no evento de um defeito em viagem, por exemplo, quando não se têm referências e o perigo de ser enganado em uma oficina qualquer -- ou de sair com o carro ainda pior -- é alto. Vale ressaltar que boa parte de sua satisfação depende da relação de confiança entre você, cliente, e o prestador do serviço, seja ele quem for.

Outro ponto importante é que "as garantias que os mecânicos e concessionárias têm de dar são os mesmos, pois o Código do Consumidor é igual para os dois", como lembra Rogério Freitas, do Rio de Janeiro. Em outras palavras, isso impõe às oficinas responsabilidade idêntica à das autorizadas -- e para resguardar seus direitos é fundamental exigir orçamento prévio, descrição detalhada dos serviços e nota fiscal do trabalho e das peças.

Uma idéia para resolver o impasse seria "as montadoras credenciarem algumas oficinas independentes para executar serviços especializados", como sugere o leitor Márcio Leonel Lopes, de Juiz de Fora, MG. Mas isso não deve acontecer tão cedo e, mesmo que acontecesse, as independentes não-credenciadas continuariam a existir, levando o consumidor a dúvida.

Enquanto isso, a solução é continuar pesquisando, comparando serviços e atendimento, colhendo referências de amigos e de serviços como o Teste do Leitor e o Canal Direto. E ver quem leva o consumidor mais a sério nessa história.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados