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O tiro que sai pela culatra
Quebra-matos
e engates de reboque proliferam-se e |
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A Comissão Européia, responsável por normas de segurança nos automóveis vendidos no continente, pretende proibir a venda de
bull-bars, ou quebra-matos, como são mais conhecidos aqui. Instalados em utilitários a pretexto de proteger o veículo no tráfego fora-de-estrada -- por isso o nome --, são uma ameaça a pedestres, ciclistas e motociclistas em caso de atropelamentos e colisões. |
| Possuir o reboque ou o que transportar em um é mero detalhe: a meta do engate protuberante é mesmo "proteger" a traseira do veículo, seja rodando ou estacionado. Mas as conseqüências podem ser mais graves | ![]() |
Não é difícil entender por quê. As partes dianteira e traseira de um automóvel são projetadas para se deformar em caso de colisão, absorvendo parte do impacto que seria transferido aos ocupantes. Um elemento metálico e reforçado, instalado no chassi ou outra parte estrutural do veículo, torna imprevisíveis a deformação e a absorção do impacto em um acidente, aumentando as possibilidades de ferimentos de região cervical e outros, tanto nos passageiros do carro que bate quanto do próprio atingido. |
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Começou com os jipes, passou pelos picapes e chegou à Palio Adventure de fábrica (no alto da página): o ofensivo quebra-mato |
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Poderia fazer sentido se o equipamento fosse instalado
em uma região estrutural, mas não é o que ocorre normalmente. Parafusado às chapas inferiores da carroceria, pode causar danos mais extensos caso não suporte o
impacto -- claro, cabe lembrar os riscos pessoais já mencionados, bem mais caros que um reparo de funilaria. A solução de sistema escamoteável, adotada no utilitário Ford Explorer e nos engates vendidos como acessórios pela General Motors, por exemplo, poderia servir de base para uma legislação a respeito. |
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É comum que o engate sequer tenha ligada a conexão elétrica para luz de freio, sinal claro de que não é instalado para rebocar. E muitos escolhem os cromados, que incomodam pelos reflexos e podem prejudicar a ação dos radares fotográficos |
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Seja por interesses condenáveis ou pela falsa impressão de segurança, quebra-matos e engates proliferam-se pelas ruas. Há até microônibus que adotam o quebra-mato na frente e na traseira, clara intenção de uso como pára-choques
adicionais. O Best Cars Web Site sugere que o engate seja instalado apenas por quem efetivamente leva reboque, enquanto o quebra-mato deve ficar restrito a jipes e utilitários que transitam com freqüência por trilhas mais densas. |
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