As principais regras
para ultrapassar com segurança você já conhece: faça-o apenas com
faixa intermitente na pista e desde que o tráfego no sentido
contrário o permita. Mas alguns procedimentos importantes podem
reduzir em muito os riscos da ultrapassagem.
Faróis acesos
Manter os faróis baixos acesos
durante uma viagem diurna, sobretudo em estradas de mão dupla, é uma
ótima providência. Adquira esse hábito: seu carro ficará bem mais
visível, tanto pelos motoristas à frente quanto pelos que viajam no
sentido oposto.
Sinalize sempre
Comunicar aos outros motoristas
o que você pretende fazer é fundamental. Ligue a luz de direção à
esquerda tão logo perceba a possibilidade de ultrapassar, para que
sua intenção seja notada pelos outros de sua faixa, à frente e
atrás. Mas não saia sem ter certeza, pelos retrovisores, de que não
há outro carro o ultrapassando.
Ao sair de sua faixa, alerte os motoristas à frente piscando os
faróis altos. Uma vez decidido a retornar a sua faixa original, ligue
a indicação à direita. Antecipe esta tarefa, porém, se surgir
outro veículo no sentido oposto: é importante que ele perceba que
você o viu e que voltará à direita assim que possível. Nessa
situação, vale também piscar os faróis altos.
Potência
máxima Parece
óbvio, mas nem todos fazem: reduza uma ou duas marchas antes
de sair de sua faixa, para o motor ganhar potência e o carro efetuar
a manobra em menor tempo. Habitue-se a seu automóvel para perceber
quando e quantas marchas deve reduzir, e até que rotação o motor
pode ser levado sem riscos.
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Nos carros atuais há
um limitador de giros, que é atingido sem danos. Mas saiba que acima
do regime de potência máxima (em geral entre 5.400 e 6.000 rpm, veja
no manual) o motor perde força.
A hora
de desistir Avaliar
bem a ultrapassagem antes de começá-la é o ideal, mas surpresas --
como um carro em excesso de velocidade no sentido oposto -- podem
acontecer. Por isso, esteja preparado para desistir: verifique se pode
voltar à sua faixa ou se colocar entre os carros a serem
ultrapassados, sinalizando o quanto antes. Em último caso, você pode
frear e retornar à posição anterior -- desde que seus retrovisores
comprovem não haver outro veículo ultrapassando logo atrás de
você. Em muitos casos, forçar uma ultrapassagem insegura é sua pior
escolha.
Acostamento, jamais
Pode parecer incrível, mas
sabemos de motoristas que, no aperto de uma manobra sem segurança,
optaram por sair pelo acostamento da pista contrária, à
esquerda. Trata-se de expediente muito perigoso, pois o motorista do
sentido oposto pode ter a mesma idéia -- a que tem direito, pois o
acostamento é dele -- e ocorrer uma colisão frontal. Não o faça em
hipótese nenhuma.
O outro lado Não
bater é sempre melhor que bater com razão, diz o bom-senso. Siga-o ao
ver uma ultrapassagem insegura pelo carro da pista contrária:
reduza a velocidade, sinalize à direita e, se possível, saia um pouco para seu acostamento a fim de abrir espaço
ao carro que ultrapassa. Não é porque viajava de modo responsável e
seguro que você vai facilitar um acidente com o motorista menos
cuidadoso, não é?
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