Palio ganha novo primo
|
A nova
geração do Punto, equivalente europeu do Palio e carro
mais vendido no continente, só tem mesmo o nome da
antiga. Lançado no centenário da Fiat, traz o novo
símbolo da marca que estará presente nos próximos
lançamentos; este agora parece um escudo redondo,
semelhante ao dos anos 20, mas aperfeiçoado pelo Centro
Stile Fiat. |
Frente agressiva se destaca e traz o novo emblema da Fiat; lanternas traseiras mantêm-se nas colunas. O desenho geral agrada e lembra muito a primeira geração |
No interior, linhas
curvas e modernas primam pela funcionalidade e beleza.
Como nos irmãos maiores, o sistema de áudio fica
disposto na parte superior do console, que recebe
apliques imitando alumínio na versão esportiva.
Ergonomia e baixo nível de ruídos foram aprimorados
pela fábrica italiana. São cinco as opções de motorização; três a gasolina (1,2 litro de 8 ou 16 válvulas e 1,8 litro 16V) e dois a diesel (1,9 D e JTD, este de injeção direta), todos bem elásticos e econômicos, segundo a marca. O consumo dos diesel varia de 12 a 20,4 km/l. O 1,8 de 130 cv, o mais potente deles, é emprestado do Barchetta e substitui o antigo 1,4 turbo monocomando (similar ao do antigo Uno Turbo nacional). Leva o Punto HGT de 0 a 100 em 8,6 s, com máxima de 205 km/h. As outras versões são base, SX, ELX, HLX e Sporting. O câmbio pode ser de 5 ou 6 marchas, mecânico ou Speedgear (automático seqüencial). Há também o Punto Rally, homologado para participar da classe 1600, grupo A do campeonato mundial da modalidade. |
Painel modernizado, console imitando alumínio, mais espaço, menos ruído |
A suspensão traseira passou a adotar eixo de torção, como no Palio, e o novo Fiat está também mais seguro: a preocupação foi desde comandos básicos com acionamento facilitado até dispositivos como freios antitravamento e controle de tração. Uma comemoração à altura para o centenário da Fabbrica Italiana de Automobili Torino. |
||
|
Atualidades - Página principal © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |