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O 343 media 4,14 metros de comprimento, 1,66 m de largura, 2,40 m de distância entre eixos e pesava 945 kg. Usava um antigo motor Renault de 1,4 litro, com comando de válvulas no bloco, 70 cv e 10,9 m.kgf. Na traseira estava a transmissão Variomat, em posição que beneficiava a repartição de peso por eixo, mas exigia um volumoso túnel central. Um câmbio manual de quatro marchas, tomado emprestado da série 200, chegava em 1979, mesmo ano em que a versão GL trazia pneus mais largos, vidros verdes e melhorias internas. |
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| Pára-choques
envolventes e outras mudanças retocaram o estilo da série 300, que contou com motores Renault de 1,4 e 1,7 litro e também um 2,0 da Volvo |
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A
suspensão traseira da série 300, por
eixo De Dion com feixe de molas semi-elíticas (ao contrário das
dianteiras, que eram helicoidais), contava com uma
cambagem que favorecia a
estabilidade desse eixo, tornando os pequenos Volvos bastante
apreciados entre os que rebocavam trailers. O carro não oferecia o
conforto e a solidez dos modelos maiores da marca; havia também
críticas à qualidade de construção da fábrica holandesa. Mas o tempo
mostrou que eram automóveis robustos e de fácil manutenção, mesmo
com certa tendência da transmissão CVT a apresentar problemas. |
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Visto por trás, o eixo traseiro De Dion com feixes de molas semi-elíticas e a transmissão CVT, dotada de grandes polias e correias para variação de relações |
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O
motor Volvo de 2,0 litros era padrão no 360, com opção entre 92 e
115 cv; outro propulsor de origem Renault, de 1,7 litro e 80 cv,
tornava-se disponível na versão 340 ao lado do conhecido 1,4. A
versão de 115 cv usava injeção eletrônica e era adotada no 360 GLT.
Em 1984 vinham pára-choques envolventes e pintados na cor do carro,
a carroceria sedã de três volumes e quatro portas (como 360 GLE,
medindo 4,41 m) e câmbio manual de cinco marchas. |
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| O sedã três-volumes apareceu em 1984 e prosseguiu até o fim da produção, em 1991 |
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Apesar da chegada de novos Volvos compactos em 1987 — a série 400 —, a linha 300 manteve-se em produção até 1991 (apenas na versão 340 nos dois últimos anos), quando a empresa abandonou ou laços com a DAF, exceto um: a produção continuou na Holanda. |
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