Água no ar
Antes do Passat e do Golf,
um VW de vida breve rompeu |
|
|
A
alemã Volkswagen ficou mundialmente conhecida por seus modelos robustos,
de preço acessível, e pelo simples e durável motor traseiro de quatro
cilindros opostos refrigerado a ar. Praticamente todos os continentes
aceitaram muito bem a chegada do VW
Sedã, no final da década de 1940 e começo da seguinte. Baseada no
sedã veio a Kombi, que também
ganhou a simpatia do mundo inteiro. E em 1955 era iniciada a produção do
esportivo Karmann-Ghia, cupê
desenhado por estilistas da Ghia, o famoso estúdio italiano. |
![]() |
Projetado pela NSU, o K 70 acabou se tornando um Volkswagen -- e foi o primeiro a contestar a arraigada concepção de motor traseiro refrigerado a ar surgida com o Sedã nos anos 30 |
A
NSU, baseada em Neckarsulm, produzia modelos interessantes e
originais como o sedã Ro 80.
Foi nessa empresa que começou o estudo para a produção de um motor
refrigerado a água para equipar um novo modelo. Em outubro de 1970,
no Salão de Paris, era lançado um produto revolucionário da unidade
fabril de Salzgitter, que fica cerca de 40 quilômetros ao sul de
Wolfsburg, sede da VW na Alemanha. Era para ser um produto da NSU,
mais convencional que o Ro 80, mas acabou por chegar ao mercado como
um VW. |
Com três volumes, linhas retas e amplos vidros, o K 70 não se parecia em nada com os modelos da VW na época, mas serviria de inspiração para futuros projetos como o Audi 80 e o Passat |
![]() |
Na dianteira tinha faróis retangulares e grade preta de plástico com frisos horizontais. No projeto original, obra do mesmo projetista do Ro 80, Claus Luthe, seriam quatro faróis circulares. De perfil era bonito e equilibrado. Levava com conforto cinco passageiros, pois o habitáculo era muito amplo. Por dentro o painel acompanhava a modernidade. Atrás do volante de três raios estavam conta-giros e velocímetro. Ele media 4,42 metros de comprimento, 1,69 m de largura, 1,45 m de altura e 2,69 m entre os eixos. Seu peso era de 1.050 kg. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 3/4/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |