A boa
aceitação do hardtop fez com que, na linha 1964, surgisse um
sedã quatro-portas com o mesmo estilo, em opção ao sedã convencional. Nesse ano era
acrescentado ainda o V8 Hemi de 426 pol³ (7,0 litros), com
câmaras de combustão hemisféricas e
desempenho expressivo: 365 cv e 63,6 m.kgf na versão com um só
carburador quádruplo, 415 cv e 65 m.kgf na de dois
carburadores. O câmbio podia ser manual de quatro marchas ou
automático de três.
Em
1965 chegava uma nova geração, agora com a família completa — sedã,
perua, cupê hardtop, conversível — e dimensões generosas. As
formas eram sóbrias e retilíneas, um padrão americano na época, mas a
posição de topo de linha na Dodge era entregue ao novo Monaco, que
começava como um cupê e ganharia as demais opções de carroceria no ano
seguinte. O Polara crescia cerca de 15 centímetros na reformulação de
1967, que trazia também freios dianteiros a disco e interior mais
seguro, com a redução de elementos que pudessem ferir em caso de
acidente.
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Dois anos mais tarde o Fuselage Look (estilo fuselagem) da corporação era aplicado a
uma nova geração, com formas mais arrojadas e imponentes. A oferta continuava ampla: sedã
convencional e hardtop de quatro portas, cupê hardtop,
conversível e perua de cinco portas. O cupê Polara 500 vinha
com bancos dianteiros individuais e lanternas que tomavam quase toda a
largura da traseira; o conversível trazia comando elétrico da capota.
Os motores eram os V8 de 318, 383 e 440 pol³, este o Magnum de 7,2
litros. O comprimento chegava a 5,60 m, com entreeixos de 3,10 m.
A
esse tempo a Dodge ofereceu um dos carros policiais mais rápidos de
sua época, o Polara Pursuit. Com o V8 440 preparado para 375
cv, atribui-se a ele aceleração de 0 a 96 km/h em 6,3 segundos, tempo
que daria trabalho a qualquer motorista de
"carro musculoso" que
desafiasse a lei. Outra reforma visual chegava na linha 1970, com
grade, faróis e lanternas traseiras embutidos nos volumosos
pára-choques. Esse padrão era mantido na ligeira reestilização de
1972, mas um ano depois os quatro faróis vinham em separado, em
posição mais alta. E 1973 foi o último ano para o Polara, que oferecia
os motores V8 de 318, 360, 400 (6,6 litros) e 440 pol³. |