Volta por cima em oito cilindros
Depois da decepção com o fraco 501,
a BMW aplicou |
|
|
Os
méritos dos carros alemães de prestígio já viraram senso comum. Não se
pode falar em Mercedes-Benz, BMW, Audi ou Porsche sem que as palavras
tecnologia, desempenho e qualidade venham acompanhadas. Talvez seja por
um fator cultural, uma busca pela perfeição. Mas nem sempre foi assim.
Na história dessas marcas há modelos que elas prefeririam esquecer —
como o BMW 501, que teve sua trajetória corrigida ao se tornar o 502. |
O 501, ao lado, e o 502, acima: diferentes no desempenho, mas iguais nas formas exageradas, que renderam o apelido alusivo às imagens das igrejas barrocas |
Em 1951, durante o Salão de Frankfurt, a empresa apresentava o sedã
501, que logo ganhou o apelido de Barockengel, ou Anjo Barroco
no idioma local, devido ao excesso de linhas arredondadas que
lembravam as imagens das igrejas barrocas do sul do país. O carro
tinha como missão resgatar a imagem do 335, que fez sucesso em 1939 e
1940. Suas linhas e detalhes mencionavam os antigos modelos da marca,
como a grade "duplo rim", os faróis envolvidos pelos pára-lamas — que
seguiam até a traseira de forma muito fluida — e a moldura central do
capô que envolvia a logo da marca. A traseira seguia o padrão da
época, com formato curvo na tampa do porta-malas. As portas traseiras
"suicidas" eram comuns àquele tempo. O sedã media 4,73 metros de
comprimento e avantajados 2,84 m entre eixos. |
O interior do 502: bancos inteiriços para até seis pessoas, bom espaço, painel bem-equipado, ampla visibilidade |
Com 1.971 cm3 (66 x 96 mm), ele rendia ao roadster uma potência de 80 cv e velocidade máxima de 165 km/h, mas o 328 pesava apenas 830 kg. No sedã, alimentado por um carburador Solex de corpo duplo, eram 65 cv a 4.400 rpm e torque de 12,1 m.kgf a 2.000 rpm para nada menos que 1.440 kg, o que se refletia em um desempenho bastante modesto: máxima de 138 km/h, aceleração de 0 a 100 km/h em 27 segundos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 21/2/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |