Do ar para a terra
Primeiro fabricante de
aviões do mundo, a Voisin passou a |
|
|
Gabriel Voisin nasceu em 1880 na cidade de Belleville, no interior da
França, perto de Lyon. Seu irmão Charles, dois anos depois. Era a época
da revolução industrial. Filho de um fundidor, nasceu cheirando as peças
do forno e em meio a máquinas. Fez estudos de Belas Artes e começou, em
1903, a trabalhar na empresa de um dos pioneiros da aeronáutica francesa
e mundial. Foi um grande discípulo. |
|
O pequeno C4, com motor de 1,25 litro e 40 cv (acima), e a pomba com asas para cima, que ornamentava o radiador desse e de outros modelos |
Em
1912 seu irmão Charles morria em um acidente de carro. Apesar de muito
abalado, manteve a ambição de construir automóveis distintos, o que
era um sonho de ambos. Em 1919 começou a produzir carros. A sede da
empresa era em Issy-les-Moulineaux, uma pequena cidade perto de Paris.
A razão social da nova fábrica era, curiosamente, Avions Voisin. Tinha
o objetivo de competir com as três grandes francesas — Peugeot,
Renault e Citroën. |
O C28 foi o ponto alto da Voisin: um sedã amplo e luxuoso, com carroceria de alumínio e diversas versões, como esta Ambassade, de entreeixos longo |
![]() |
Pouco depois veio o C11, de 1928. Mais encorpado, trazia motor de seis
cilindros em linha e 2.360 cm³, com caixa de três marchas. Detalhe
interessante eram as malas metálicas para bagagens, que ficavam sobre
os pára-lamas dianteiros, e a terceira, mais tradicional, no
compartimento traseiro. Os recordes de velocidade em grandes
distâncias eram o forte da empresa. Entre 1927 e 1929 bateu o recorde
de 10.000 quilômetros rodando à média de 147 km/h. Em 1930, o dos
30.000 km, a 133 km/h, e no final desse ano o dos 50.000 km, a 120
km/h. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/9/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |