|
O primogênito de Chapman
Pequeno, leve e
aerodinâmico, o Elite foi o primeiro Lotus de |
Um
ícone das competições e construção de automóveis esporte, Anthony Colin
Bruce Chapman fundou sua pequena empresa, a Lotus Cars Ltd., para
fabricar carros esportivos depois de obter sucesso nas pistas com
protótipos. O gênio trabalhava na empresa British Enginneering Company
durante o dia e, durante a noite, cuidava de seus projetos pessoais.
Desenvolvia um esportivo de estrutura inédita. Ao mesmo tempo o
monoposto Lotus 12, com técnicas de arquitetura especiais, corria pelas
pistas da velha Inglaterra. |
As formas suaves do Elite pareciam ter pouca resistência ao ar, o que se confirmou mais tarde: o Cx era de expressivo 0,29 |
![]() |
O
Elite tinha comprimento de 3,8 metros e pesava apenas 650 kg, devido à
estrutura monobloco moldada em
plástico reforçado com fibra-de-vidro. E tinha
diversas peças pré-moldadas, que facilitavam muito a montagem do
pequeno esportivo. Houve problemas de acabamento nos modelos de
pré-série, até que a fabricante Bristol Aeroplane Company, com sua
divisão de plásticos, assumisse a produção. |
![]() |
"O mais selvagem", sugeria a publicidade, enquanto o Lotus rompia as grades da jaula... De fato, o pequeno motor de 75 cv trazia um ótimo desempenho com seu peso tão reduzido |
O motor dianteiro, em posição longitudinal, tinha quatro cilindros em linha e bloco fundido em alumínio. Era o famoso Coventry-Climax, com cilindrada de 1.216 cm³, potência de 75 cv a 6.100 rpm e torque máximo de 11,1 m.kgf. Era alimentado por um carburador da marca SU. O pequeno carro batia os 100 km/h em 12,4 segundos e chegava a 170 km/h, desempenho fantástico para a época e para sua potência. A caixa de câmbio, emprestada do MG, tinha quatro marchas, sendo que a primeira não era sincronizada. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 26/4/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |