Os modelos 1910 davam uma nova guinada em relação ao desenho marcante, embora mais uma vez plagiando criações francesas. Sem grade, o capô era inclinado como que no intuito de serem mais aerodinâmicos, numa época em que isso ainda não era considerado. Dessa vez os Franklins imitavam a frente em forma de bico dos Renaults, já utilizada no tipo XA de 1906 e até em modelos mais antigos do fabricante francês. |
![]() |
Após a Primeira Guerra Mundial a produção dos Franklins era retomada, com modelos de desenho original como este 9B de 1921 |
As letras dos nomes
passaram a incluir números, com as séries 1 e 2, em 1912. Um ano mais
tarde, um Franklin Speed Car 1911 batia o recorde de economia de
combustível, com 35 km/l. Já oferecendo sedãs fechados, a marca
lançava a admissão aquecida por uma câmara com os gases de
escapamento, que o Volkswagen adotaria 25 anos depois. Continuavam os
ganhos de economia: 94 modelos da marca marcaram a média de 13,8 km/l, em
1914, e 179 carros atingiram a de 17 km/l em 1917. |
Um luxuoso 19A de 1934, ano da falência da empresa. A Franklin havia apresentado um V12 de 6,5 litros dois anos antes |
|
A geração de 1925 tinha
motor seis-cilindros de 3,3 litros. A maior parte das carrocerias era
criada por J. Frank de Causse mas, num hábito comum na época,
fabricantes menores também forneciam carrocerias. Três anos depois o
chassi de madeira era trocado por um metálico. Em 1929, o lendário
Cannon Ball Baker faria o trajeto de costa a costa num Franklin em
meras 69 horas. Sinal dos tempos. Para elevar o moral da marca, a
linha 1930 trazia carrocerias desenhadas por Raymond Dietrich, que
agradaram bastante. |
![]() |
Um modelo Pursuit de 1930: com a Depressão americana, a marca deixaria o mercado de automóveis, mas seguiria fabricando motores aeronáuticos |
Um seis-cilindros de
100 cv, dividido com o Reo Flying Cloud, era lançado no modelo Olympic.
Mas nada disso salvaria a Franklin. Em 1934 vinha a bancarrota. Carl
Doman e Ed Marks, dois ex-engenheiros da empresa que fundaram
companhia própria, compravam os direitos da marca. A Doman-Marks lhe
daria nova vida, fabricando motores para aviões e helicópteros. A
Franklin passava a se chamar Aircooled Motors Corporation — corporação
de motores refrigerados a ar. Duraria até 1975, quando seus projetos
foram vendidos ao governo polonês, que até hoje tem motores baseados
nos da empresa. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |