A boa fase da Mercury

O cupê Marauder dos anos 60 trouxe personalidade a
uma divisão da Ford que nunca teve boa imagem

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Ressuscitar nomes e estilos das décadas passadas tem sido uma forte tendência nos Estados Unidos, em particular — do New Beetle ao Pontiac GTO, do PT Cruiser ao Thunderbird. Mais um desses casos é o do Mercury Marauder, um sedã (com opção de conversível) que homenageia um dos maiores sucessos dessa divisão da Ford nos anos 60.

O êxito nas pistas e nas provas em Pikes Peak (foto) ajudou a promover o Marauder 1963, um grande cupê de 5,45 metros com três opções de motores V8

A Mercury surgiu em 1939 como alternativa intermediária entre a mais popular Ford e a refinada Lincoln. Sempre lhe faltou, porém, uma forte identidade de marca. Assim, na década dos muscle cars, ou "carros musculosos" (saiba mais), a corporação decidiu acentuar o caráter esportivo da Mercury, ingressando em competições como a Nascar e a famosa subida de montanha de Pikes Peak com um novo modelo: o Marauder.

A versão de corridas da equipe Bill Stroppe and Associates venceu oito provas da Nascar e faturou na categoria de carros originais de Pikes Peak duas vezes, em 1963 e 1964, com Parnelli Jones. Enquanto isso, o Marauder chegava às ruas como mais um acabamento da linha Mercury 1963. Era um cupê hardtop de grande porte, com comprimento de 5,45 metros, distância entre eixos de 3,05 metros e mais de duas toneladas de peso.

Bancos individuais, largo console, painel completo: interior requintado e esportivo para um carro que acelerava muito mas não tinha bom comportamento dinâmico

As linhas eram elegantes mas simples, sem maior ostentação que as seis lanternas traseiras ou certa profusão de cromados. O interior tinha bancos individuais, àquele tempo restritos a versões esportivas, e revestimento em couro com opção de cores vistosas como vermelho, incluindo parte do volante. O painel era rico em instrumentos, com quatro deles em módulos individuais, e o largo console central abrigava um porta-objetos. Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 13/1/04

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados