Ianque com toque europeu
O time de
Raymond Loewy fez os americanos sonharem |
Raymond Loewy foi um dos
desenhistas mais cultuados do século XX nos Estados Unidos. Esse
imigrante francês é volta e meia apresentado como o criador da clássica
garrafa da Coca-Cola, de 1915 — mas não foi, mesmo tendo feito uma
reestilização dela em 1954. Não teve também o impacto de Harley Earl na
GM dos anos 50. Mas, entre outros projetos de sucesso fora do mundo do
automóvel, Loewy criou modelos notáveis para a extinta Studebaker. O
êxito da linha Champion/Commander 1947 e do
Avanti esconde a consagração de
um outro modelo da marca. |
![]() |
A Studebaker centrou-se na produção do sedã, mas foi o belo cupê de linhas alongadas que conquistou os EUA, gerando demanda bem acima da oferta |
A direção da Studebaker
apostava suas fichas no sedã, o que determinou o foco da produção em
South Bend, Indiana. Assim, a oferta insuficiente frustrou boa parte
dos compradores que desejavam o belo cupê com aspecto europeu, uma
demanda quatro vezes maior que a da outra versão. Para piorar, painéis
de aço usados na frente do cupê não se encaixavam bem na linha de
montagem e os ajustes necessários atrasaram as entregas. Mas havia um
motivo interessante para isso. |
O mais elegante era o Starliner, sem coluna central. O motor de seis cilindros e 85 cv servia ao Champion, e o V8 de 120 cv, ao Commander |
![]() |
Como resultado, o que deveria ter sido um excelente ano nas vendas levou a Studebaker a descer para a décima posição no mercado. As 151.576 unidades produzidas ficaram aquém do ano anterior. Mas, se na parte administrativa o fabricante encarava desafios de última hora, a reputação de seu cupê já o mantinha no patamar dos grandes carros americanos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 11/11/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |