Um capitão de vida longa
Entre suas várias gerações,
o luxuoso Opel Kapitän |
Fundada em 1862 como
fábrica de máquinas de costura e produzindo automóveis desde 1899, a
alemã Opel, absorvida pela General Motors em 1929, teve um bom período
na década de 1930. Após lançar o Olympia em 1935, o primeiro Kadett em
1936 (leia história) e o Admiral
em 1937, era o momento de investir no segmento de luxo, com a
substituição do Super Six -- de vida curta, lançado em 1936 -- por um
novo sedã: o Kapitän, introduzido em 1939. |
A geração inicial foi fabricada apenas entre 1939 e 1940, sendo descontinuada em função da guerra: seis lugares, motor de 2,5 litros e 55 cv |
Comum àquele tempo, as
portas traseiras se abriam em sentido inverso do que hoje é usual e a
tampa do porta-malas deslocava-se para trás, lembrando famoso "banco
da sogra". O interior era amplo e bem-acabado, com dois bancos
inteiriços. O motor de seis cilindros em linha, 2,5 litros e potência
de 55 cv a 3.500 rpm era utilizado com câmbio de três marchas e pneus
5,50 - 16. O carro pesava 1.180 kg. |
Apenas em 1948 a produção do Kapitän era retomada, mantendo o estilo de antes do conflito, mas com novos faróis e pára-choques |
Com o início da Segunda Guerra Mundial, a produção era interrompida, em outubro de 1940, para só retornar oito anos depois, já que as instalações da Opel haviam sido entregues à Rússia como espólio de guerra. Mantendo o estilo básico da versão anterior ao conflito, as diferenças estavam nos faróis, antes ovalados e agora circulares, e nos pára-choques. Não havia mais as versões conversível e de duas portas. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 29/4/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |