O 2800 foi a base para o modelo Bavaria, alusivo à região da Alemanha onde a fábrica de Munique se localiza, que marcou o ingresso da série no mercado americano. O nome foi uma hábil sugestão do famoso Max Hoffman, importador de carros europeus nos EUA e representante BMW na época. Associando a marca à Bavária, o carro ganharia prestígio em um segmento dominado pela Mercedes-Benz. |
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Aumentos de
cilindrada e de distância entre eixos levariam ao 3.3Li, o topo da Six cylinders. 130 mph. 2.8 liters. Under
$ 5,000. Wundercar!, dizia a publicidade do carro, indicando a velocidade máxima de 208
km/h e o preço abaixo de US$ 5 mil. Wundercar era um trocadilho com
wunderbar, maravilha em alemão, e car, carro em inglês. O Bavaria era na verdade um 2500 com o motor do 2800, já que os recursos exclusivos deste, como a suspensão com autonivelamento, não o equipavam. Com isso, o preço pôde ficar muito convidativo para o
padrão do carro. |
Na década de 60 a BMW ainda
não era considerada concorrente direta da Mercedes como hoje. A
série E3, em particular o requintado 3.3Li, contribuiu fortemente
para elevar seu prestígio |
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Como ocorreria mais tarde com a Série 7, a geração E3 também teve suas versões de entreeixos longo, vendidas apenas na Europa, que surgiam em 1974. Eram denominadas 2.8L, 3.0L, 3.0Li e 3.3Li, de acordo com o motor utilizado: de 2,8, 3,0 ou 3,3 litros, os dois últimos com injeção. O 3,3 desenvolvia 190 cv, ganho discreto em potência mas compensado pelo torque. |
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Todas as versões da
geração E3 permaneceram em linha até 1977, quando de sua substituição pela
primeira Série 7 (E23). Nos EUA receberam, em 1974, pára-choques resistentes a impactos, pesados e horríveis. Além dos sedãs, a família compreendia os cupês 2800 CS, 2.5 CS, 3.0 CS, 3.0 CSi e 3.0 CSL, este o famoso "Batmóvel", que fez sucesso em competições e já mereceu
artigo próprio nesta seção. |
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