Dezesseis cilindros de ousadia
|
Quando se fala hoje em 16 cilindros, vem logo à mente o brutal
Bugatti EB 16/4 Veyron da Volkswagen, com seus 1.001 cv. Alguns se lembrarão do Cadillac V16 de sete décadas atrás. Mas houve um supercarro com essa extravagância, não
faz muito tempo, que logo caiu no esquecimento: o Cizeta-Moroder V16T. |
Estilo
agressivo e interior luxuoso não eram novidades no mercado de
supercarros. O próprio desenho do V16T, retilíneo, agressivo, com curiosos faróis escamoteáveis
sobrepostos, baseava-se em um projeto oferecido à Lamborghini. Esta, ao recebê-lo, havia proposto grandes alterações que
levaram ao Diablo -- e que desagradaram a Gandini, levando-o a vender o projeto original para
Zampolli. O resultado impressionou pela configuração do motor: pela primeira vez um 16-cilindros em V era montado em posição central transversal, necessária em função de seu grande comprimento. |
O desenho de
Gandini ressurgiu, com alterações, no Lamborghini Diablo. A construção do Cizeta envolvia fornecedores especializados, fabricantes de peças para carros de competição e até de Fórmula 1. O chassi tubular em aço, do tipo treliça, recebia uma carroceria de alumínio. A suspensão utilizava triângulos sobrepostos em ambos os eixos, com amortecedores Koni do tipo
inboard, e os freios eram todos discos ventilados da Brembo, com pinças de quatro pistões e 305 mm de diâmetro. Os pneus Pirelli P-Zero tinham medida 245/40 ZR 17 à frente e 335/35 ZR 17 na traseira. |
O motor V16 consistia na
união de dois V8, que somavam 64 válvulas, oito árvores de comando
e 560 cv de potência a 8.000 rpm. Segundo a empresa, chegava a 328
km/h |
Como outros supercarros, porém, o V16T não foi muito longe. Sem tradição nas ruas ou nas pistas, era difícil convencer o seleto e exigente público a pagar por ele 320 mil dólares, o dobro de um Countach da série 25th
Anniversary. Apenas extravagantes bilionários como o Sultão de Brunei compraram um -- ou dois, nesse caso --, limitando a 10 o total produzido pela empresa de
Zampolli. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 23/4/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |