Na Itália fez parte da equipe AutoDelta. Com injeção Lucas, o 1.300 chegava aos 160 cv e o 1.600 aos 185 cv a 8.200 rpm. Uma particularidade eram as duas velas por cilindro. Foram feitos 500 modelos desses para os autódromos, que ganharam três campeonatos europeus de marcas para a casa italiana. |
O GTA nas pistas: tricampeão de marcas na Europa e bem-sucedido também no Brasil No carro de rua o motor era de 1.580 cm3, duplo comando no cabeçote e taxa de compressão de 9,7:1. Alimentado por dois carburadores horizontais Dell'Orto, sua potência chegava a 115 cv a 6.200 rpm. O som do motor era muito bonito, especial -- e chegava a 185 km/h.
Visto de lado, sua identificação era fácil pela presença de bonitas mas simples rodas de alumínio de 15 pol, pneus 155 HR e, nos pára-lamas dianteiros, o triângulo de fundo branco com o trevo de quatro folhas,
o quadrifoglio, símbolo da marca para versões mais bravas. Este modelo foi produzido até 1969. |
![]() |
O painel da versão 1600 GT
Veloce de 1967: grande volante de três raios, bem vertical, e
alavanca de câmbio próxima a ele. Observe a chave à esquerda, na
tradição de Le Mans |
Dois anos depois o 1600
GT cedia lugar ao mais desejado e famoso 1750 GT Veloce. Além de receber um belo painel de madeira, a grade ganhava mais dois faróis menores e o capô passava a ser liso, sem friso central. Havia também faróis de longo alcance e garras nos
pára-choques. O motor, em alumínio, tinha dois carburadores Weber e a maior cilindrada permitia uma velocidade máxima de 187 km/h. |
Os últimos modelos do Giulia
ganharam dois faróis menores e capô sem friso central, mas as linhas
gerais se mantiveram inalteradas por toda sua vida |
![]() |
Seu grande concorrente nas ruas, estradas e pistas era o
BMW 2002 TI, não só na Europa mas também
no Brasil. Competiu e fez bonito aqui em corridas de curta e longa duração, ficando
à frente de carros muito mais velozes e de categorias superiores. O empresário Abílio Diniz, pai de Pedro Paulo, venceu várias provas no final da década de 60 e princípio da de 70 com o GTA. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |