Um estilo que se foi Topo
de linha da Buick, o Roadmaster passou por diversas |
|
O Roadmaster sempre foi o topo da linha Buick, representando o que a marca oferecia de melhor. Estava apenas um degrau abaixo dos Cadillacs e possuí-lo significava prestígio e sucesso. |
O primeiro Roadmaster surgiu após a Segunda Guerra: motor de 1936, plataforma de 1933 e o belo desenho de Harley Earl |
Em 1949, no entanto, é que surgia um Roadmaster totalmente novo, concebido com base nas idéias de Earl, com desenho inspirado na aeronáutica e projetado por Ned Nickles, usando a nova plataforma C da GM. Essa plataforma era compartilhada com o Cadillac Series 62 e com o Oldsmobile 98, mas apesar disso o Buick conseguia um desenho único que lhe conferia personalidade própria. |
Em 1949 chegava um modelo totalmente novo (ao lado e no alto um modelo '50). O motor de 8 cilindros em linha oferecia 150 cv brutos |
Conta-se que muitos proprietários de modelos inferiores mandavam furar as laterais do capô para adotar a quarta saída, simulando um Roadmaster. Outro fato curioso é que as saídas de ar, de início abertas, foram fechadas depois que um diretor de escola reclamou que seus alunos as utilizavam para aliviar seus desejos sexuais. |
A versão perua usava madeira nas colunas e porta traseira. A grade cromada tinha 25 "dentes", característicos da Buick |
Em 1953 recebia pequenas alterações estéticas, mas a grande estrela era o motor V8. No mesmo ano tornavam-se itens de série a direção assistida e o Dynaflow. O sucesso do V8 foi tanto que ele passou a equipar 50% de todos os Buicks. Em 1955 uma grande reestilização alterava o desenho do Roadmaster: a grade de barras verticais era substituída por uma lisa cromada, mas os ornamentos no capô e as saídas de ar falsas permaneciam. |
O Roadmaster
conversível de 1954: com o motor V8 lançado no ano anterior, direção assistida e
câmbio automático Dinaflow de série |
Incorporava as tendências do desenho americano dos anos 50 --
enormes barbatanas ou "rabos de peixe", cromados por toda parte, pára-choques imitando turbinas de avião e pára-brisa curvado, como a imitar o
cockpit de uma aeronave. As tomadas de ar falsas, marca registrada do modelo, continuavam lá. O novo Roadmaster tinha 5,46 metros de comprimento e 1,83 metro de largura. |
Depois de 33 anos a Buick relançava o nome Roadmaster em um modelo
"primo" do Após um hiato de 33 anos, a Buick relançou o Roadmaster em 1991, mas o novo carro era não mais do que uma sombra do que fora no passado. Grande, pesado, pouco atraente e com enorme semelhança com outros modelos da GM, o
Roadie perdera seus atrativos e personalidade. O motor era um V8 de 5,0 litros com injeção eletrônica, compartilhado com o Chevrolet
Caprice assim como sua plataforma. |
Clássicos - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |