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Motos do Passado

A maior "Z" manteve-se sem grandes novidades até 1984, quando a adoção de injeção eletrônica digital de combustível elevou a potência para 130 cv e o torque para 11,8 m.kgf. O codinome passava a ZG 1300, mas na moto aparecia apenas Z 1300. Sem outras alterações, porém, a Kawasaki estava envelhecida e as vendas não reagiram, até que fosse descontinuada em 1989.

Em 1984 ganhou injeção digital de combustível, passando a potência a 130 cv -- mas as vendas continuaram baixas e a Z 1300 acabou em 1989, sem alterações de estilo

Entre 1983 e 1988 existiu ainda a VN 1300 Voyager, versão turística para o mercado americano somente, com recursos como rádio/toca-fitas e computador de bordo. O motor era recalibrado para 117 cv, em favor de um torque gigantesco de 13,2 m.kgf, mais que suficiente para os 381 kg da moto. Mas essas vantagens dos seis cilindros não convenceram e ela acabou cedendo espaço à Voyager 1200, de quatro cilindros.

Depois que as três marcas abandonaram os motores de seis cilindros em linha, essa configuração nunca mais foi vista em uma motocicleta. Apenas a Honda retornou aos "seis", mas horizontais opostos (boxer) -- na Gold Wing GL 1500-6, em 1988, e depois na Valkyrie, em 1997.

Durante cinco anos a Kawasaki produziu a turística Venture com o mesmo seis-cilindros, mas em 1988 a substituiu por uma versão mais leve, de quatro cilindros e 1.200 cm3
Ficha técnica
_ CBX 1000 (1979) Z 1300 (1979)
MOTOR
Cilindros 6 cilindros em linha / 4 tempos
Refrigeração / partida a ar / elétrica líquida / elétrica
Comando / válv. por cilindro duplo no cabeçote / 4 duplo no cabeçote / 2
Diâmetro e curso 64,5 x 53,4 mm 62 x 71 mm
Cilindrada 1.047 cm3 1.286 cm3
Taxa de compressão 9,3:1 9,9:1
Potência máxima 105 cv a 9.000 rpm 120 cv a 8.000 rpm
Torque máximo 8,6 m.kgf a 8.000 rpm 11,8 m.kgf a 6.000 rpm
Alimentação 6 carburadores de 28 mm 3 carburadores de 32 mm
CÂMBIO
Marchas / transmissão final 5 / corrente 5 / cardã
FREIOS
Dianteiro a duplo disco (276 mm) a duplo disco (260 mm)
Traseiro a disco (294 mm) a disco (250 mm)
CICLÍSTICA
Quadro tipo Diamond, berço simples aberto, de aço e cromo-molibdênio berço duplo de aço
Suspensão dianteira/traseira telescópica / duas molas
Pneu dianteiro 3,50 V 19 110/90 - 18
Pneu traseiro 4,25 V 18 130/90 - 17
DIMENSÕES
Comprimento 2,24 m ND
Entreeixos ND
Capacidade do tanque 25 l 27 l
Peso a seco 247 kg 297 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 225 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 400 m 11,5 s ND
ND = não disponível

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