Alma esportiva
O comportado Mondeo ganha desempenho
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Linhas permanecem atuais, mas alguns detalhes do projeto de 1993 merecem aprimoramento |
Cerca de mil quilômetros
com um V6 de câmbio automático trouxeram ao Best
Cars a certeza de que a Ford aliou boas
novidades a um produto ainda muito competitivo -- mesmo
que nova geração esteja por chegar, talvez em 2000. As
alterações externas não são muitas, mas caracterizam
um estilo mais esportivo: rodas de quatro raios e 16 pol.
de aro com pneus 205/50, sutis alargadores nos arcos dos
pára-lamas dianteiros, spoiler traseiro, saída de
escapamento polida e logotipos Ghia nas colunas
traseiras e V6 nos pára-lamas. Na Europa é
oferecida versão nitidamente mais "brava", com
spoiler dianteiro e saias laterais, que a Ford deve ter
considerado ostensiva para o público-alvo do carro no
Brasil. Ao ganho de potência correspondeu um incremento no requinte interno. Revestimento em couro dos bancos e volante, apliques imitando madeira no painel, puxadores das portas e alavanca de câmbio automático, ajuste elétrico do banco do motorista e teto solar elétrico são de série no Ghia V6. Maçanetas cromadas facilitam seu encontro à noite e dispensam a iluminação de seu alojamento que havia no GLX. O aquecimento dos assentos dianteiros mostrou utilidade numa viagem a Campos do Jordão, SP, em que o indicador de temperatura externa apontou 4 graus... Bancos em couro têm a desvantagem de gelar quando expostos ao frio. |
Nada de esportivo no interior: revestimento em couro, apliques imitando madeira, computador de bordo e controle de velocidade |
As soleiras das portas
receberam moldura escovada de bom aspecto. Painel mantém
o grafismo e iluminação (em verde) conservadores, mas
há aviso de portas malfechadas (uma a uma) e computador
de bordo. Este peca por indicar consumo em padrões
europeu (litros/100 km) e americano (milhas/galão), não
em nossos habituais km/l. Corrigi-lo é para o fabricante
mais simples do que parece. Novos detalhes de conveniência, como indicador de temperatura externa, iluminação no assoalho dianteiro e nos espelhos dos pára-sóis, somam-se a itens já conhecidos do Mondeo como controle automático de velocidade acionado no volante, porta-caneta no console (evita mantê-la no bolso, perigoso em colisão), rádio/CD que se desliga com a ignição mas pode ser religado, temporizador regulável do limpador de pára-brisa e marcador de combustível sempre ativo. Sob o apoio de braço central cabem objetos, mas não CDs, e as bolsas das portas são estreitas. Outros senões: os vidros não se fecham pela fechadura ou controle remoto e -- desconcertante e imperdoável -- há tampinhas cobrindo furos nas portas traseiras, onde se alojariam manivelas numa versão básica. |
Além do spoiler traseiro, rodas de 16 pol, abas nos pára-lamas dianteiros e logotipos V6 distinguem este Mondeo mais arisco |
Com ajustes de altura
separados entre as partes frontal e posterior do assento,
regulagem do apoio lombar (também para o passageiro) e
volante móvel em altura e profundidade, qualquer
motorista senta-se com conforto no Mondeo. A ancoragem
inferior dos cintos é feita no banco, para melhor
adequação à regulagem do assento, e os cinco
passageiros contam com encosto de cabeça e cinto de
três pontos. Faróis são ótimos e empregam lentes de
policarbonato, plástico leve, resistente e menos
ofensivo em caso de atropelamento. |
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