Apresentação



Tempero de Ferrari



O novo cupê 3200 GT reedita clássicos da Maserati e promete tirar a marca do vermelho

 


Texto: Henrique Mendonça



Que tal um retorno do mitológico Maserati 3500 GT, que fazia sucesso nas pistas nos anos 60 e 70, misturado à tecnologia dos Ferraris atuais e desenhado pelo célebre Giorgetto Giugiaro? Pois este carro foi apresentado no final de setembro. Trata-se do 3200 GT, novo cupê da Maserati, que veio para afastar a empresa da falência.

Desde a primeira olhada para o 3200 GT percebe-se certa semelhança com os Ferraris, mais precisamente com o 550 Maranello. Não é mera coincidência: há pouco mais de um ano a Ferrari passou a controlar a Maserati, e decidiu fazer este carro para quem não pode comprar uma fera de Maranello por condições financeiras. De acordo com o principal executivo da Maserati, Luca de Montezemolo, o prazer de dirigir o 3200 GT é semelhante ao de um Ferrari, pela metade do preço: cerca de US$ 82mil na Europa.

Seu outro grande atrativo fica debaixo do longo capô: o motor é o mesmo V8 de 3,2 litros, 24 válvulas, dois turbos e dois intercoolers usado no Quattroporte, mas com componentes novos e revisados pela marca do cavallino rampante. A cavalaria saltou de 335 para 370 cv. Os números de desempenho são surpreendentes e confirmam sua vocação esportiva: 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.

A maior ousadia: lanternas que contornam a borda do porta-malas


O conteúdo é farto em tecnologia: acelerador eletrônico (sem cabo, tornando mais precisas as respostas), controle de tração, freios antitravamento e suspensão multibraço regulável conforme o estilo de condução adotado. A tração é traseira e o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de cinco, este com controle de trocas eletrônico.

O design trocou as formas quadradas do Ghibli, seu antecessor, por outras suaves e arredondadas. Pára brisa e vidro traseiro bem inclinados, prolongamento traseiro cortado por modernas lanternas e imponente grade cromada com um tridente cromado -- símbolo da Maserati -- dão-lhe força e agressividade. Tanto o exterior como o interior do 3200 GT se assemelham ao do Ferrari 550 Maranello. Cabem dois adultos na frente e duas crianças nos minúsculos bancos traseiros. O acabamento mistura revestimento de couro com detalhes de alumínio e madeira.

Interior com 2+2 lugares, revestimento luxuoso
e detalhes em madeira e alumínio


Os principais concorrentes são Jaguar XK8, Aston Martin DB7 e Porsche 911, todos esportivos com luxo e pedigree à altura. O GT 3200 será apresentado no Brasil em outubro, no Salão do Automóvel, junto do sedã Quattroporte. A estimativa de preço para nosso mercado beira os US$ 200 mil para o cupê e US$ 150mil para o Quattroporte.

Para quem não acha o preço acessível, a Maserati vai lançar um modelo mais barato e menos potente, dotado de motor V6 2-litros com "apenas" 306 cv. O GT 3200 está chegando às ruas da Europa e do Japão, mas os norte-americanos só poderão comprá-lo em 2001. É justamente nesta época que a Maserati espera voltar a ter lucro.



Volta à lista de supercarros

Volta à página principal


© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados