Apresentação
Tempero
de Ferrari
O
novo cupê 3200 GT reedita clássicos da Maserati e
promete tirar a marca do vermelho
Texto: Henrique Mendonça
Que tal um retorno do mitológico Maserati
3500 GT, que fazia sucesso nas pistas nos anos 60 e 70, misturado
à tecnologia dos Ferraris atuais e desenhado pelo célebre
Giorgetto Giugiaro? Pois este carro foi apresentado no final de
setembro. Trata-se do 3200 GT, novo cupê da Maserati, que veio
para afastar a empresa da falência.
Desde a primeira olhada para o 3200 GT percebe-se certa
semelhança com os Ferraris, mais precisamente com o 550
Maranello. Não é mera coincidência: há pouco mais de um ano a
Ferrari passou a controlar a Maserati, e decidiu fazer este carro
para quem não pode comprar uma fera de Maranello por condições
financeiras. De acordo com o principal executivo da Maserati,
Luca de Montezemolo, o prazer de dirigir o 3200 GT é semelhante
ao de um Ferrari, pela metade do preço: cerca de US$ 82mil na
Europa.
Seu outro grande atrativo fica debaixo do longo capô: o motor é
o mesmo V8 de 3,2 litros, 24 válvulas, dois turbos e dois
intercoolers usado no Quattroporte, mas com componentes novos e
revisados pela marca do cavallino rampante. A cavalaria
saltou de 335 para 370 cv. Os números de desempenho são
surpreendentes e confirmam sua vocação esportiva: 0 a 100 km/h
em 5,1 segundos e velocidade máxima de 280 km/h.
A maior ousadia: lanternas que contornam a borda do porta-malas
O conteúdo é farto em tecnologia: acelerador eletrônico (sem
cabo, tornando mais precisas as respostas), controle de tração,
freios antitravamento e suspensão multibraço regulável
conforme o estilo de condução adotado. A tração é traseira e
o câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de
cinco, este com controle de trocas eletrônico.
O design trocou as formas quadradas do Ghibli, seu antecessor,
por outras suaves e arredondadas. Pára brisa e vidro traseiro
bem inclinados, prolongamento traseiro cortado por modernas
lanternas e imponente grade cromada com um tridente cromado --
símbolo da Maserati -- dão-lhe força e agressividade. Tanto o
exterior como o interior do 3200 GT se assemelham ao do Ferrari
550 Maranello. Cabem dois adultos na frente e duas crianças nos
minúsculos bancos traseiros. O acabamento mistura revestimento
de couro com detalhes de alumínio e madeira.
Interior com 2+2 lugares,
revestimento luxuoso
e detalhes em madeira e alumínio
Os principais concorrentes são Jaguar XK8, Aston Martin DB7 e
Porsche 911, todos esportivos com luxo e pedigree à
altura. O GT 3200 será apresentado no Brasil em outubro, no
Salão do Automóvel, junto do sedã Quattroporte. A estimativa
de preço para nosso mercado beira os US$ 200 mil para o cupê e
US$ 150mil para o Quattroporte.
Para quem não acha o preço acessível, a Maserati vai lançar
um modelo mais barato e menos potente, dotado de motor V6
2-litros com "apenas" 306 cv. O GT 3200 está chegando
às ruas da Europa e do Japão, mas os norte-americanos só
poderão comprá-lo em 2001. É justamente nesta época que a
Maserati espera voltar a ter lucro.
© Copyright 1998/1999 - Best Cars Web Site - Todos os direitos
reservados