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AVALIAÇÃO COMPLETA

Familiar

Perua Renault Laguna oferece ótimo conjunto
de espaço, conforto e desempenho

Texto: Fabrício Samahá
Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Uma grande combinação de conforto, desempenho e comportamento dinâmico, temperada com um estilo de beleza indiscutível: com preço ainda competitivo diante da alta do dólar, R$ 44.950*, a impressão deixada pela Laguna Nevada, perua de porte médio-grande da Renault, foi das melhores. O motor de 2 litros, 16 válvulas e 140 cv compõe um conjunto muito adequado com o amplo espaço interno e a dotação de itens de conforto e segurança.

Embora lançada em 1995, dois anos depois do sedã de dois volumes e meio e cinco portas, a Nevada ainda impressiona pelas linhas avançadas. Basta dizer que o desenho da traseira, com corte bem vertical e um discreto spoiler, nasceu no carro-conceito Laguna Evado apresentado pouco antes. O capô avançando na grade e nos pára-lamas, a forma das janelas, o recorte das portas e as lanternas "escalando" as colunas traseiras dão-lhe estilo e personalidade. A linha '99 recebeu novos faróis de superfície complexa, com lentes lisas em plástico policarbonato, e pára-choques renovados -- pode-se dizer que nem seriam necessários, tão contemporâneas suas linhas.

Linhas permanecem modernas após quatro anos, com
destaque para lanternas que "escalam" as colunas traseiras

A Laguna impressiona já no ruído do fechar de portas, denotando qualidade. O interior agrada pelo acabamento e ótimo espaço, mérito da distância entre eixos generosa (2,67 metros). O pára-brisa é amplo e inclinado, mas conta com reflexão de luz elevada que reduz a absorção de calor. O painel se integra bem às portas e permite fácil leitura, inclusive do mostrador elevado que aponta horário e temperatura externa. O porta-objetos do apoio de braço central vem agora complementado por um porta-luvas -- cujo espaço até 1998 era ocupado pela bolsa inflável do passageiro. Há uma tampa para ocultar o rádio/toca-fitas, que conta com comando satélite junto ao volante.

Usuários de Fiat se sentirão em casa na Laguna: é na posição alta que se encontra o melhor ajuste em relação ao volante, embora haja regulagem de profundidade deste -- revestido em couro -- e de altura do assento. Um detalhe singular do Laguna, que deveria ser imitado em outros modelos franceses, é a buzina com duplo comando, na almofada do volante e na alavanca à sua esquerda. Atende-se assim à preferência do país sem exigir adaptação de motoristas do resto do mundo.

Painel de fácil leitura ganhou porta-luvas na linha '99; há
indicador de nível de óleo e tampa para ocultar o toca-fitas

Inúmeros detalhes revelam um carro bem-construído: ajuste de apoio lombar para o motorista, luz de aviso de atar cinto, marcador de combustível sempre ligado, luzes de leitura, luz interna com temporizador e apagamento gradual, porta-moedas, bom apoio para o pé esquerdo do motorista, indicador de nível de óleo na partida (elimina a arcaica verificação por vareta), interruptor de travamento das portas, capô com duplo fecho e vedação nas bordas para eliminar ruídos, ancoragem inferior dos cintos nos bancos (mantém-se em posição ideal em qualquer posição de ajuste), cintos de três pontos retráteis para os cinco passageiros, retrovisor esquerdo biconvexo (parte plana, parte com campo de visão bem amplo para eliminar pontos cegos), ambos os espelhos externos com desembaçador, terceira luz de freio acoplada ao spoiler traseiro, faróis que se ligam sempre nos baixos, luzes indicadoras separadas para os pisca-piscas esquerdo e direito, hodômetros digitais e pára-sóis com espelho e tampa.

Os bancos são bem-acabados e o do motorista oferece ajuste lombar, mas o
estepe estreito, de uso temporário, pode ser inconveniente em viagens

A tantos detalhes positivos opõem-se algumas falhas, como a regulagem dos encostos por alavanca (não milimétrica), limpador de pára-brisa sem a função uma-varrida e vidros elétricos sem temporizador. O estepe adotado é de emergência, bem estreito, para rodar só até um serviço próximo com especial cuidado. Um inconveniente dos modelos anteriores, o controle remoto de travamento que deveria ser apontado ao retrovisor interno, foi sanado na linha '99 com a mudança do sistema infravermelho para o de radiofrequência. No banco traseiro há espaço farto para as pernas e razoável para os ombros.

A versão avaliada, RXE, trazia recursos pouco comuns e de grande conveniência, não disponíveis na Nevada RT -- hoje a única disponível. Um computador de bordo, além das funções escritas no painel, fornecia em voz feminina (mas em espanhol, uma pena) mensagens de alerta sobre cinto desatado, freio de mão puxado, pastilhas de freio desgastadas e baixos níveis de óleo e combustível, entre outras. No porta-malas, um banquinho removível permitia alojar duas crianças, voltadas para a traseira, com direito a encosto de cabeça ajustável, cinto de três pontos, vidros laterais com antiembaçante e até alto-falantes nas colunas traseiras. A Renault, contudo, eliminou a opção do banco adicional na linha '99, permanecendo o sintetizador de voz no Laguna V6 sedã.

BOA DE ESTRADA

Leve e moderno (saiba mais no Comentário Técnico), o motor de 2 litros, 16 válvulas e 140 cv da Laguna oferece desempenho bem satisfatório. Fica devendo alguma resposta nas saídas, sobretudo com carga, o que um reescalonamento das primeiras marchas poderia resolver. Em contrapartida é silencioso, isento de vibrações e mantém alta velocidade sem esforço aparente.

Praticidade: vidro traseiro pode ser aberto em separado, muito útil em garagens apertadas

Algo que cativa na perua Renault é o comportamento dinâmico irrepreensível, típico dos europeus projetados para rodar em auto-estradas. Permanece firme, "colada" ao solo em qualquer velocidade e contorna curvas com grande precisão, sem reações inconvenientes mesmo ao se tirar o pé do acelerador. Nosso padrão viário, contudo, recomendaria molas mais altas para evitar "raspadas" do pára-choque ao passar por lombadas, quando surge ainda certo ruído da distensão dos amortecedores -- nada grave, diga-se. Destaque é a assistência regressiva da direção bastante eficiente. Freios são potentes e a calibragem do antitravamento (ABS) correta.

Bem-equipada de série, a Laguna Nevada traz ainda uma agradável surpresa no acesso ao porta-malas. Pode-se abrir apenas o vidro traseiro, que leva junto o limpador, mantendo-se a tampa fechada -- algo muito útil em garagens ou estacionamentos apertados. Mais um prático detalhe dessa perua francesa de muitas virtudes.

*Preço vigente em 14/3/99