Apresentação
IS
200, para encarar os europeus
Chegou
a vez de a Lexus fazer seu carro para a Europa e entrar num novo
segmento na mesma tacada
Texto: Henrique Mendonça
A Lexus, divisão de luxo da Toyota que fabrica veículos bem ao gosto dos americanos (clique aqui para saber mais sobre o ES 300 e o LS 400), resolveu agora fazer um modelo médio para o mercado europeu. O IS 200, que entra em produção no primeiro semestre de 1999, não terá complexo de inferioridade diante dos outros modelos da marca -- pelo contrário. A Lexus combinou a tecnologia mecânica do GS 300 a um requinte inspirado no enorme LS 400. O motor de 6 cilindros e 2 litros utiliza sistema de comando de válvulas variável (VVT-i) e proporciona potência suficiente em qualquer regime. Em termos de tecnologia ele também não faz feio: tem suspensão independente, controle de tração de série e câmbio automático com controle eletrônico ou manual de 6 marchas. Ao contrário dos outros Lexus, esteticamente semelhantes aos Mercedes, o IS 200 tem personalidade própria e bastante inovadora. A carroceria arredondada e o grupo ótico traseiro arrojado chegam a ser de gosto duvidoso para os conservadores. Belas rodas de aro 17 pol. completam o conjunto esportivo, mas poderão não equipar o modelo definitivo. As linhas arrojadas antecipam o conteúdo de alta tecnologia do novo sedã da divisão de luxo da Toyota
|