Apresentação



IS 200, para encarar os europeus



Chegou a vez de a Lexus fazer seu carro para a Europa e entrar num novo segmento na mesma tacada

 


Texto: Henrique Mendonça




A Lexus, divisão de luxo da Toyota que fabrica veículos bem ao gosto dos americanos (clique aqui para saber mais sobre o ES 300 e o LS 400), resolveu agora fazer um modelo médio para o mercado europeu. O IS 200, que entra em produção no primeiro semestre de 1999, não terá complexo de inferioridade diante dos outros modelos da marca -- pelo contrário. A Lexus combinou a tecnologia mecânica do GS 300 a um requinte inspirado no enorme LS 400.

O motor de 6 cilindros e 2 litros utiliza sistema de comando de válvulas variável (VVT-i) e proporciona potência suficiente em qualquer regime. Em termos de tecnologia ele também não faz feio: tem suspensão independente, controle de tração de série e câmbio automático com controle eletrônico ou manual de 6 marchas. Ao contrário dos outros Lexus, esteticamente semelhantes aos Mercedes, o IS 200 tem personalidade própria e bastante inovadora. A carroceria arredondada e o grupo ótico traseiro arrojado chegam a ser de gosto duvidoso para os conservadores. Belas rodas de aro 17 pol. completam o conjunto esportivo, mas poderão não equipar o modelo definitivo.

As linhas arrojadas antecipam o conteúdo de alta tecnologia do novo sedã da divisão de luxo da Toyota


Apesar de médio por fora (4,4 metros de comprimento), o IS 200 traz um interior espaçoso e luxuoso. Assim como no BMW Série 3 e Mercedes Classe C, seus principais concorrentes, a tração é traseira. O segmento está concorrido e cheio de novidades, como o novo BMW Série 3 e o Jaguar X200, já em fase final: os japoneses, cada vez atuando em mais categorias de mercado, não poderiam ficar de fora.



Volta à lista de artigos

Volta à página principal