EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS

Acion. elétrico dos vidros D / T S/NA   Faróis de neblina S
Ajuste de altura dos bancos E / D ND   Freios antitravamento (ABS) ND
Ajuste de apoio lombar ND   Imobilizador de motor S
Ajuste do volante ND   Limpador/lavador traseiro S
Ajuste elét. retrovisores E / D S   Luzes de leitura D / T ND
Alarme antifurto ND   Luz traseira de neblina S
Ar-condicionado / automático S/ND   Manômetro de óleo / voltímetro ND
Bancos / volante em couro ND/S   Rádio/toca-fitas ND
Bolsa inflável E / D O/ND   Rádio/toca-CD S
Câmbio automático ND   Relógio S
Comando interno do porta-malas S   Repetidoras laterais de direção S
Computador de bordo S   Rodas de alumínio S
Conta-giros S   Terceira luz de freio S
Controle aut. de velocidade ND   Teto solar / comando elétrico ND
Controle de tração ND   Travamento central S
Direção assistida S   Vidros verdes S

Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro

 


ALTOS & BAIXOS

- Potência e suavidade do motor
- Bom câmbio; engate fácil da ré
- Maciez dos comandos, incluindo freio de estacionamento
- Absorção de irregularidades
- Acabamento em tons claros
- Painel de fundo branco
- Luz de neblina e repetidoras
  - Controles de vidros e luz interna sem temporizador
- Falhas de acabamento, como no porta-malas e colunas dianteiras
- Não há mais teto solar
- Travas por controle remoto sem sinal sonoro ou luminoso
- Volante sem regulagem
- Relações de marcha longas para um esportivo
 


FRENTE À CONCORRÊNCIA

Xsara GLX

Chamado pelo importador de Coupé, o Citroën Xsara GLX três-portas vence o Escort em itens de segurança: já vem com duas bolsas infláveis e freios a disco traseiros por US$ 22.300, que também incluem ar-condicionado, mas não rodas de alumínio. Teto solar e bancos de couro são outros opcionais que podem levá-lo a US$ 27.250. O motor de 1,8 litro, 16 válvulas e 112 cv equivale-se ao do Escort e pode levá-lo a 201 km/h. Uma desvantagem: a limitada rede de concessionárias.

O Chevrolet Astra GLS não tem apelo esportivo, mas só oferece três portas e concorre em porte, desempenho e preço com o Escort RS. De projeto mais moderno, oferece freios ABS, duas bolsas infláveis, ar-condicionado, teto solar e computador de bordo como alguns opcionais. Rodas de alumínio e volante ajustável são de série. O preço básico de R$ 22.750 pode chegar a R$ 28.866. Seu motor de 2 litros e 8 válvulas tem 112 cv e torque bem-distribuído, mas o leva a apenas 188 km/h.

Astra GLS



COMENTÁRIO TÉCNICO


Os motores com mais de duas válvulas por cilindro surgiram em busca de melhor desempenho em altas rotações. É pelas válvulas que entra a mistura ar-combustível e saem os gases queimados. Antigamente, para se obter maior enchimento das câmaras de combustão, adotavam-se válvulas maiores, com problemas de peso (facilitando a ocorrência de flutuação) e de acomodação nas câmaras. As multiválvulas sanaram esses inconvenientes, ao substituir cada válvula grande e pesada por duas pequenas e leves.

Embora a configuração de quatro válvulas por cilindro seja a mais comum, alguns motores recorrem a soluções diversas. Duas válvulas de admissão e uma de escape permitem bons resultados com custo de produção menor. Outros já adotam cinco válvulas por cilindro, sendo três para a admissão, como os Ferrari F355 e F50 e vários Volkswagen e Audi. O extremo nesse campo foi atingido pela moto NR 750, da Honda, com pistões ovais e nada menos que oito válvulas em cada um!

A tecnologia também tem trabalhado para proteger o patrimônio. E um desses avanços, presente no Escort, é o imobilizador de ignição por chave codificada ou transponder. Com ele, a chave do carro deixa de ser um instrumento mecânico, identificado pelo formato da serrilha -- e facilmente substituído pelas "michas" dos ladrões --, para assumir a função de um equipamento eletrônico. O sistema tem um circuito interno que verifica o código do microchip presente na chave e o transmite ao sistema de injeção e ignição. Se o código estiver correto, a ignição é liberada; se não, o sistema elétrico fica bloqueado até que seja inserida a chave adequada. O antifurto é acionado segundos após o desligamento da ignição. Como são possíveis bilhões de combinações, é praticamente impossível encontrar duas chaves iguais, reduzindo em muito as possibilidade de furto.



FICHA TÉCNICA


MOTOR - Transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Diâmetro e curso: 80,6 x 88 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 115 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 16,3 mkgf a 4.500 rpm. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.

FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.

DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10 m.

SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção e mola helicoidal.

RODAS - 6 x 14 pol.; pneus, 185/65 R 14 H.

DIMENSÕES - comprimento, 4,136 m; largura, 1,700 m; altura, 1,440 m; entre-eixos, 2,525 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 380 l (fabricante); peso, 1.195 kg.

 
DESEMPENHO E CONSUMO - velocidade máxima, 196 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 segundos; consumo em cidade, 10,3 km/l; consumo em estrada, 14,7 km/l (dados do fabricante).
 
DADOS DO CARRO TESTADO - Ano-modelo, 1999; quilometragem inicial, 1.624 km; quilometragem final, 2.475 km; pneus, Goodyear NCT2.

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