EQUIPAMENTOS DE SÉRIE E OPCIONAIS
Acion.
elétrico dos vidros D / T |
S/NA |
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Faróis
de neblina |
S |
Ajuste
de altura dos bancos E / D |
ND |
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Freios
antitravamento (ABS) |
ND |
Ajuste
de apoio lombar |
ND |
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Imobilizador
de motor |
S |
Ajuste
do volante |
ND |
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Limpador/lavador
traseiro |
S |
Ajuste
elét. retrovisores E / D |
S |
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Luzes
de leitura D / T |
ND |
Alarme
antifurto |
ND |
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Luz
traseira de neblina |
S |
Ar-condicionado
/ automático |
S/ND |
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Manômetro
de óleo / voltímetro |
ND |
Bancos
/ volante em couro |
ND/S |
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Rádio/toca-fitas |
ND |
Bolsa
inflável E / D |
O/ND |
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Rádio/toca-CD |
S |
Câmbio
automático |
ND |
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Relógio |
S |
Comando
interno do porta-malas |
S |
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Repetidoras
laterais de direção |
S |
Computador
de bordo |
S |
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Rodas
de alumínio |
S |
Conta-giros |
S |
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Terceira
luz de freio |
S |
Controle
aut. de velocidade |
ND |
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Teto
solar / comando elétrico |
ND |
Controle
de tração |
ND |
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Travamento
central |
S |
Direção
assistida |
S |
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Vidros
verdes |
S |
Convenções: S = de série; O = opcional;
ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D =
esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
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ALTOS & BAIXOS
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- Potência e
suavidade do motor
- Bom câmbio; engate fácil da ré
- Maciez dos comandos, incluindo freio de
estacionamento
- Absorção de irregularidades
- Acabamento em tons claros
- Painel de fundo branco
- Luz de neblina e repetidoras
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- Controles de
vidros e luz interna sem temporizador
- Falhas de acabamento, como no porta-malas
e colunas dianteiras
- Não há mais teto solar
- Travas por controle remoto sem sinal
sonoro ou luminoso
- Volante sem regulagem
- Relações de marcha longas para um
esportivo
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FRENTE À CONCORRÊNCIA

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Chamado
pelo importador de Coupé, o Citroën
Xsara GLX três-portas vence o Escort em
itens de segurança: já vem com duas bolsas infláveis
e freios a disco traseiros por US$ 22.300, que
também incluem ar-condicionado, mas não rodas
de alumínio. Teto solar e bancos de couro são
outros opcionais que podem levá-lo a US$ 27.250.
O motor de 1,8 litro, 16 válvulas e 112 cv
equivale-se ao do Escort e pode levá-lo a 201 km/h.
Uma desvantagem: a limitada rede de concessionárias.
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O Chevrolet
Astra GLS não tem apelo esportivo, mas
só oferece três portas e concorre em porte,
desempenho e preço com o Escort RS. De projeto
mais moderno, oferece freios ABS, duas bolsas
infláveis, ar-condicionado, teto solar e
computador de bordo como alguns opcionais. Rodas
de alumínio e volante ajustável são de série.
O preço básico de R$ 22.750 pode chegar a R$ 28.866.
Seu motor de 2 litros e 8 válvulas tem 112 cv e
torque bem-distribuído, mas o leva a apenas 188
km/h.
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COMENTÁRIO TÉCNICO
Os motores com mais de duas válvulas por
cilindro surgiram em busca de melhor desempenho
em altas rotações. É pelas válvulas que entra
a mistura ar-combustível e saem os gases
queimados. Antigamente, para se obter maior
enchimento das câmaras de combustão, adotavam-se
válvulas maiores, com problemas de peso (facilitando
a ocorrência de flutuação) e de acomodação
nas câmaras. As multiválvulas sanaram esses
inconvenientes, ao substituir cada válvula
grande e pesada por duas pequenas e leves.
Embora a configuração de quatro válvulas por
cilindro seja a mais comum, alguns motores
recorrem a soluções diversas. Duas válvulas de
admissão e uma de escape permitem bons
resultados com custo de produção menor. Outros
já adotam cinco válvulas por cilindro, sendo três
para a admissão, como os Ferrari F355 e F50 e vários
Volkswagen e Audi. O extremo nesse campo foi
atingido pela moto NR 750, da Honda, com pistões
ovais e nada menos que oito válvulas em cada um!
A tecnologia também tem trabalhado para proteger
o patrimônio. E um desses avanços, presente no
Escort, é o imobilizador de ignição por chave
codificada ou transponder. Com ele, a
chave do carro deixa de ser um instrumento mecânico,
identificado pelo formato da serrilha -- e
facilmente substituído pelas "michas"
dos ladrões --, para assumir a função de um
equipamento eletrônico. O sistema tem um
circuito interno que verifica o código do
microchip presente na chave e o transmite ao
sistema de injeção e ignição. Se o código
estiver correto, a ignição é liberada; se não,
o sistema elétrico fica bloqueado até que seja
inserida a chave adequada. O antifurto é
acionado segundos após o desligamento da ignição.
Como são possíveis bilhões de combinações,
é praticamente impossível encontrar duas chaves
iguais, reduzindo em muito as possibilidade de
furto.
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FICHA TÉCNICA
MOTOR - Transversal, 4 cilindros em
linha; duplo comando no cabeçote, 16 válvulas. Diâmetro
e curso: 80,6 x 88 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de
compressão: 9,8:1. Potência máxima: 115 cv a 5.750 rpm.
Torque máximo: 16,3 mkgf a 4.500 rpm. Injeção
multiponto sequencial.
CÂMBIO -
manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS -
dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro
de giro, 10 m.
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson, com estabilizador;
traseira, eixo de torção e mola helicoidal.
RODAS - 6
x 14 pol.; pneus, 185/65 R 14 H.
DIMENSÕES
- comprimento, 4,136 m; largura, 1,700 m; altura, 1,440
m; entre-eixos, 2,525 m; capacidade do tanque, 64 l;
porta-malas, 380 l (fabricante); peso, 1.195 kg.
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DESEMPENHO E
CONSUMO - velocidade máxima, 196 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 9,8 segundos; consumo em cidade, 10,3 km/l;
consumo em estrada, 14,7 km/l (dados do fabricante). |
DADOS DO CARRO
TESTADO - Ano-modelo, 1999; quilometragem
inicial, 1.624 km; quilometragem final, 2.475 km; pneus,
Goodyear NCT2. |
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