O que os números contam

Os resultados da 13ª Eleição dos Melhores Carros levam a várias
conclusões sobre os altos e baixos da competição no mercado

por Fabrício Samahá

Depois de semanas de expectativa, está na rede o resultado de mais uma Eleição dos Melhores Carros, evento que o Best Cars realiza desde 1998 e que contou, nessa 13ª edição, com a participação de mais de 37 mil internautas de todo o Brasil. Ao lado dessa notável interação, que mostra como a internet é hoje determinante para formar opiniões e decisões de compra de automóveis, a eleição leva a outras interessantes conclusões.

Uma delas é de que, apesar da natural oscilação do público eleitor — muitos votaram dessa vez sem ter participado da anterior e vice-versa —, há bastante regularidade de um ano para outro entre os modelos vencedores. Das 27 categorias, 20 entregaram o título para os mesmos automóveis e utilitários vitoriosos no ano passado. Uma parcela de 74% que se torna ainda mais expressiva por ter havido lançamentos e renovações em boa parte dos segmentos.

Como muitos consumidores, nossos eleitores mostram-se motivados pelo apelo de novidade, mas isso nem sempre acontece. O fator parece ter ajudado três modelos estreantes: o Ford Fiesta entre os sedãs pequenos, o BMW Série 5 de nova geração entre os sedãs grandes de luxo e o Volkswagen Amarok entre os picapes médios e grandes. Contudo, outros lançamentos de 2010 como Audi A5 Sportback, BMW X1, Chevrolet Montana e Malibu, Citroën C3 Aircross, Ferrari 458 Italia e California, Fiat Uno, Hyundai Sonata e IX35 e Peugeot Hoggar não conseguiram vencer em suas categorias, mesmo que alguns deles tenham chegado ao segundo lugar.

Outra conclusão: nem sempre os produtos mais vendidos destacam-se na preferência dos eleitores. Exemplos: na eleição, o Fiat Punto venceu VW Fox e Chevrolet Agile, o novo Ford Fiesta superou vários sedãs que vendem em maior volume, o VW Jetta fez o mesmo entre os médios, o VW Saveiro venceu o Fiat Strada, o Amarok superou Toyota Hilux e outros picapes, as Citroëns C4 Picasso e Grand C4 Picasso ficaram à frente de minivans bem mais vendidas.

Por que isso acontece? Há várias explicações, mas uma delas é que um líder de vendas se faz também por motivos — como menor preço, melhor valor de revenda, facilidade de assistência técnica — que acabam tendo baixa influência na hora de escolher o melhor. Isso pode levar o leitor a pensar que o carro mais caro de cada categoria será sempre o mais votado, certo?

Errado. A 13ª eleição reforçou um aspecto que já havia chamado nossa atenção em anos anteriores. Como se sabe, modelos de faixas de preço bem diferentes às vezes competem na mesma categoria — acúmulo que, para ser evitado, levaria a criar várias novas classes. É natural que o eleitor veja poucas possibilidade de um veículo mais barato ser o vencedor, mas isso tem ocorrido com alguma frequência. Como exemplos, o Honda Fit entre os hatches pequenos da classe 3, o Ford Fusion entre os sedãs grandes e o Chevrolet Captiva nos utilitários esporte da classe 2 estão entre as opções com menor preço de entrada
— e nenhum deles recebe a vitória pela primeira vez.

Fabrício Samahá, editor

Vencedores e vencidos
Mais um fato digno de nota: apesar de questionarmos ao eleitor apenas qual o melhor dos competidores, sem abrir espaço para que selecionem seus segundos ou terceiros lugares, todos os candidatos receberam, no mínimo, 0,16% dos votos (arredondados para 0,2%), que significam 60 pessoas. O que isso significa? Que há gosto para tudo, até mesmo para aquele carro menos prestigiado, que causa mais rejeição que desejo na maioria dos eleitores.

E que modelos são esses? Entre os que estão em produção, os menos votados foram Effa M100 em hatch pequeno da classe 1 (0,2%, o menor percentual absoluto), Nissan Tiida em sedã médio e SsangYong Kyron em utilitário esporte da classe 2 (cada um com 0,3%), Mahindra Turbo em picape médio/grande e Scorpio da mesma marca em utilitário da classe 1 (0,4%), SsangYong Rexton em utilitário da classe 3 e Peugeot 307 em sedã médio (0,7% cada, mas com o 307 vencendo o Tiida).

Como as categorias de carros fora de linha costumam ter maior número de candidatos, há vários ali com percentual inferior a 1%. Os piores resultados são dos Volkswagens TL e 1600 de quatro portas nos anos 70 (0,2%), FNM 2150 na mesma década (0,3%) e Ford Fiesta nos anos 90 (também 0,3%).

Na outra ponta, a dos campeões de votos, estão Porsche Cayenne em utilitário esporte da classe 4 (39,4%), Saveiro em picape pequeno (38,6%), Porsche 911 em carro esporte da classe 2 (mesmo percentual), novo Fiesta em sedã pequeno (38,5%) e Fit em hatch pequeno da classe 3 (37,9%). No grupo dos carros fora de linha, o maior percentual cabe ao Opala nos anos 50 e 60 (37,2%). Para referência, o grande campeão Cayenne teve mais de 14.700 votos.

Para quem acompanha a penetração das marcas chinesas no mercado, a eleição revela que, ao menos na preferência de nossos eleitores, elas ainda precisam trabalhar muito em imagem e divulgação. Seu produto com maior participação nos votos foi o Chery Face, com 4,2% e o 9º lugar em uma categoria (hatches pequenos da classe 1) com 12 candidatos, seguido por Cielo hatch (3,6%) e o utilitário esporte Tiggo (2,6%) do mesmo fabricante.

Finalmente, impressiona como os carros da General Motors são líderes absolutos entre os modelos fora de produção, com o detalhe de que o Opala conquistou dessa vez três categorias, superando o Monza na da década de 1980. Da fase inicial de nossa indústria até o século XXI, todos os vencedores da eleição, em suas 13 edições, ostentaram a gravata-borboleta.

Por outro lado, apesar de ter concorrido em 12 categorias entre carros ainda em produção (incluindo O Carro dos Meus Sonhos), a GM só venceu em uma, a de utilitários esporte de classe 2, com o Captiva. Parece haver todo o sentido em usar uma música de 1987 para um recente lançamento da empresa, o Camaro: é mesmo do passado que vive hoje esse fabricante.

Todos os candidatos receberam, no mínimo, 0,16% dos votos. Há gosto para tudo, até mesmo para aquele carro menos prestigiado.

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Data de publicação: 29/1/11

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