Mais rápido do que se poderia esperar, mais um ano está próximo de
terminar e, neste dia 22 de outubro, o Best Cars apaga outra
velinha, a décima terceira. Pode ser considerado o mais "experiente"
dos grandes sites nacionais de informação sobre automóveis, já que
um deles — o Webmotors — tem um ano a mais, só que foi destinado de
início apenas a fins comerciais.
Poderia me estender sobre como tem sido gratificante receber sua
visita e sua participação, como o site cresceu e alargou seu leque
de serviços ou como a internet ganhou, pouco a pouco, o respeito de
fabricantes e importadores. Mas nada disso seria original: você que
nos acompanha há alguns, ou muitos, anos já leu sobre isso em outros
editoriais nos 12 aniversários anteriores.
Em vez disso, acredito que seria interessante compartilhar com o
leitor o prazer que foi para nós, da equipe, preparar esta edição
especial de 13 anos.
Um preparo que começou ainda em agosto, quando contatei o Roberto
Agresti — conhecido de vocês, se não por seus 15 anos à frente da
Revista da Moto!, certamente pelos seis meses adiante da seção
de avaliação Um Mês ao Volante — para definir que carro, ou
carros, poderíamos avaliar para a edição. Tem sido tradição no site
escolher automóveis especiais, potentes e de prestígio para esse
fim, como BMW M3, 550i e X6, Jeep Grand Cherokee SRT-8, Lexus ES 330
e Mercedes-Benz SLK.
Disse ao Roberto que seria ideal um comparativo, como fiz nos
distantes anos de 2002, com BMW 325i e Alfa Romeo 156, e de 2003 com
Chevrolet Omega e Renault Laguna. Caso tivéssemos os dois carros em
simultâneo, ele viria a Pindamonhangaba, SP, em um fim de semana,
acompanhado de um fotógrafo, para rodarmos nas mesmas condições e
fazermos juntos a sessão de imagens.
Saímos então à caça de dois carros à altura de uma edição especial.
Pela experiência no ano passado, quando um concorrente ao M3 não foi
obtido apesar do pedido com antecedência, decidimos continuar com a
BMW — desculpe o leitor pela repetição de modelos bávaros — e buscar
um oponente na Audi, outra marca em que poderíamos contar com o
empenho da assessoria de imprensa. Empenho porque tínhamos poucas
datas adequadas para nos reunirmos (era preciso evitar compromissos
pessoais e havia diversos nos fins de semana do período) e, do outro
lado, carros de prestígio costumam ser poucas unidades para atender
a muitos pedidos.
Definidas duas pautas possíveis — BMW 550i contra Audi S6 e BMW Z4
contra Audi TTS conversível —, esbarramos nas limitações. A Audi
estava apresentando o S6 à imprensa e o levaria a vários pontos do
País no período que nos interessava; o TTS aberto estava em
avaliações no Nordeste e não retornaria tão logo. Ainda bem, pois na
BMW (soubemos depois) não havia Z4 na frota de imprensa...
Alternativas? Sim, e das boas. A Audi poderia passar por alguns dias
a diabólica perua RS6 Avant, que cumpria uma agenda concorrida.
Ótima opção, mas e o comparativo? Pensamos no BMW M5 cuja produção
já foi encerrada, apenas como última oportunidade de avaliar esse
mito antes que venha a próxima geração. Embora fosse uma perua com
dois turbos contra um sedã de aspiração natural, havia muito em
comum entre eles, como a configuração V10 dos motores e o preço bem
próximo. Nada feito, disse o importador de Munique: não há mais M5
na frota.
Ainda na região acima de R$ 500 mil havia o suntuoso 750i — não mais
para comparativo, mas para uma avaliação paralela de opções bem
distintas ao mesmo preço —, cuja agenda já estava lotada.
Conseguimos então reservar o novo 550i, ainda fresco no mercado e
com atributos, digamos, bem razoáveis para a missão. Se a ideia de
paralelo teve de ser abandonada, ainda ficamos com dois grandes
alemães muito desejados. |
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Câmeras, só as nossas
Assim, num ensolarado domingo de setembro, Roberto apareceu por
aqui com uma RS6 mais azul que o céu para um passeio rápido ao lado
do 550i... bom, cinzento como um dia nublado, mas ainda assim um
senhor automóvel. A bordo, os amigos Paulo e Waldir, com suas
câmeras fotográficas de recursos e preço compatíveis com os carros a
serem enfocados.
E lá fomos nós para uma escapada até uma estradinha sinuosa da
região — daquelas esquecidas pelo Poder Público, o que significa que
não há maquininhas de arrecadar escondidas... Não o melhor espaço
para carros de várias centenas de cavalos e perto de duas toneladas
cada um: serviria melhor a um Mini Cooper ou mesmo um saudoso Ka de
1,6 litro da geração passada. Mas mostrou que esses gigantes
germânicos, repletos de tecnologia e eletrônica, conseguem atuar
como pequenos esportivos quando o traçado exige.
Claro, não ficamos restritos à estradinha, que não posso revelar sob
risco de vê-la cheia de leitores do site na próxima visita...
Rodamos também, naquele dia e nos seguintes, em rodovias mais
abertas da região e em cidade, sob condições variadas de piso, clima
e tráfego, para perceber como os carros se comportam no mundo real a
que serão submetidos por seus donos. De resto, é observar, anotar e
fotografar detalhes (e quantos detalhes havia nesse 550i!) e sentar
ao computador para tentar transmitir a você as sensações que tivemos
dentro dessas máquinas.
Foi um dia mais curto do que qualquer um de nós gostaria que fosse,
mas bastante proveitoso.
É verdade que teria sido ótimo colocar ao menos a RS6 em uma pista,
um circuito, para poder levá-la aos limites — o 550i já não
combinaria tanto com esse propósito, embora certamente cumprisse tal
missão com louvor, como é esperado da marca. Mas faltou oportunidade
e, de qualquer forma, esperamos ter compensado essa falta com um
"assento" bem calibrado.
Concluídos os textos das principais matérias da edição especial, o
restante foi produzido aqui mesmo, diante do computador e das fontes
de consulta. Apesar de não ter dirigido um até hoje (quem sabe um
dia?), foi um prazer escrever a história do Dodge Viper, carro que
me impressionou desde que sua versão conceitual foi apresentada, no
Salão de Detroit de 1989, ainda sem previsão de chegar às ruas. E lá
fui eu à estante localizar as publicações mais relevantes sobre ele,
como um teste da Car and Driver norte-americana com o RT/10
inicial de 1992.
Em paralelo ao detalhado texto para a seção Carros do Passado,
outro trabalho que demanda muita atenção: a Eleição dos Melhores
Carros. A maior votação sobre automóveis da internet chega à
décima terceira edição com uma das melhores disputas já vistas, pois
o mercado ganhou marcas e modelos no último ano e houve diversas
renovações entre os concorrentes. Mais do que nunca, vale consultar
as matérias do site relacionadas aos modelos — inserimos um atalho
direto para cada um deles, assim como grandes fotos — para fazer uma
escolha consciente.
Cogitamos de criar novas categorias este ano, mas ponderamos que um
excesso delas poderia tornar a escolha e o preenchimento da "cédula"
muito demorados e, com isso, menos atraentes. Afinal, a eleição
recebe um grande e variado público (quase 40 mil pessoas na edição
anterior), nem todo ele formado por entusiastas por automóveis.
Assim, mantivemos as classes do ano passado — apenas com a
eliminação de Minivan Média/Grande, que teria hoje só dois
competidores.
Concluída essa edição que você agora tem na tela, fica a satisfação
de ver o Best Cars chegar aos 13 anos com o ímpeto de um
adolescente e a maturidade de um adulto bem formado. Um site
enriquecido por sua visita, suas opiniões e sugestões, e por somar
uma equipe tão empenhada em lhe trazer informação e entretenimento
com qualidade: os colunistas Arthur, Geraldo "Tite", Kleber, Marcio
e Roberto, o consultor Iran e os colaboradores Edilson, Fabiano,
Francis, José Geraldo e Thiago.
A eles e a você que nos acompanha, meus agradecimentos. E boa
leitura! |
E lá fomos nós
para uma escapada até uma estradinha sinuosa — daquelas esquecidas
pelo Poder Público, sem maquininhas de arrecadar escondidas... |