Best Cars Web Site0

O automóvel toma conta

Nunca se falou tanto de carros como agora, o que é um bom sinal

por Fabrício Samahá
Fabrício Samahá, editor

Percebe-se com clareza que nunca o automóvel esteve tão na boca do povo como nos dias atuais, tanto aqui quanto no resto do mundo. Para quem é entusiasta, como este editor e certamente a maioria de nossos leitores, nada mais alvissareiro. Bom exemplo é a variedade de cadernos de automóveis dos jornais, que vem crescendo a olhos vistos. Isso não ocorreria se não houvesse interesse do consumidor em ler mais sobre a máquina que mudou o mundo.

Mas o que está ocasionando esta verdadeira revolução, que me atrevo a chamar de cultural, são dois fatores: esta janela para o mundo e para o conhecimento, chamada internet, e um país que atende pelo nome de República Popular da China. Seu 1,3 bilhão de habitantes tomou o gosto pelos automóveis, que junto com caminhões e ônibus já somam 35 milhões de veículos. O mercado potencial é de 13 milhões de unidades por ano e ainda estão nos 3,5 milhões. Foi por isso que para a China correram todos os fabricantes de automóveis — ninguém é bobo.

Já a internet — sim, com "i" minúsculo, pois o número de usuários já se aproxima de um bilhão, um sexto da população mundial, e isso a tornou algo tão comum no cotidiano como o rádio e a televisão —, creio nem ser preciso falar. A quantidade de informação disponível ao comando de um teclado seria inimaginável 15 anos atrás. Para um vasto número de pessoas o acesso à internet já faz parte do dia-a-dia, em muitos casos essencial para desempenhar o trabalho, qualquer que seja o ramo de atividade, tanto ou mais que assistir aos telenoticiários. Jornal? Só pela tela do monitor. Quem está fora da cidade, ou mesmo no outro lado do mundo, pode ler seu matutino predileto sem nenhum problema. Como disse Richard Bach no (excelente) livro Fernão Capelo Gaivota, "longe é um lugar que não existe".

Sabe aquela pesada e incômoda lista telefônica, que em grande parte dos casos fica desatualizada? Pois ela pertence ao passado, uma vez que todas as operadoras mantêm listas de assinantes online. A quantidade de serviços disponíveis na internet impressiona. Para ficar restrito a nosso tema, o automóvel, pode-se pesquisar desde o site do fabricante até um completo guia de opiniões de proprietários, como nosso Teste do Leitor. Se quiser, pode em muitos casos comprá-lo pela internet, serviço que diversas marcas já oferecem por aqui.

Sempre se disse que a popularização do automóvel é atribuída ao Ford Modelo T e ao Volkswagen sedã, o Fusca. Pois eu diria que estamos diante de uma nova onda de popularização, a do terceiro milênio. Popularização tanto em número de automóveis — hoje são 600 milhões no mundo todo e, em mais oito ou 10 anos, será atingida a marca do bilhão — quanto numa nova tomada de consciência. Tomada essa que resulta da leitura de textos sobre automóveis em todos os meios de comunicação, no que o BCWS vem participando ativa e ininterruptamente há sete anos e cinco meses.

Afinal, falar de automóvel é nosso forte.

Atualidades - Página principal - Envie por e-mail

Data de publicação: 19/3/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade