Caro
leitor,
Em uma hipotética relação de "perguntas mais freqüentes" enviadas ao
Best Cars Web Site, uma certamente bem colocada seria: "por
que vocês não lançam uma edição impressa?"
Confesso que, em outros tempos, nossa resposta proporcionava alguma esperança aos que gostariam de ler seu
BCWS no papel. Afinal, revistas impressas podem ser facilmente transportadas e lidas no carro, na praia ou em inúmeros outros lugares. Podem ser emprestadas, trocadas ou comercializadas,
seja entre amigos ou estranhos. Para muitos, ainda, é um prazer ter uma estante repleta de exemplares antigos, respirando pó e automóvel em proporções nem sempre favoráveis...
Hoje, porém, nossa conclusão é outra: mesmo considerada ainda uma criança -- começou no Brasil praticamente em 1992, ganhando força a partir de 1996 --, a Internet atingiu tal penetração e agilidade que uma edição impressa do site não se justificaria. Novidades que o
BCWS revela em primeira mão, horas ou mesmo minutos depois de anunciadas (como em nossas coberturas de salões), levariam no mínimo algumas semanas para chegar ao leitor.
Responda com franqueza: você ainda tem paciência para ver os salões internacionais nas revistas?
Isso também ocorre com lançamentos em que os fabricantes e importadores realizam um único evento de apresentação para todas as mídias. Claro que as revistas ainda têm forte influência sobre as empresas e conseguem,
na maior parte dos casos, receber com larga antecedência -- e para avaliação
completa -- os modelos que os sites vão experimentar, por minutos, no
evento muito depois. Mesmo assim, este quadro aos poucos está mudando. No ano passado, em iniciativa pioneira, a Fiat passou aos sites o Marea 2,4 antes da apresentação oficial.
Outra grande vantagem da Internet é o acúmulo de conteúdo sem necessidade de espaço ou conservação. Se no
BCWS você encontra quase tudo o que foi publicado desde outubro de 1997, precisaria guardar 42 edições mensais
do "site impresso" para ter o mesmo em papel. E na hora de pesquisar uma consulta técnica, um artigo de curiosidades, um carro-conceito quase esquecido? Aqui basta percorrer o índice de cada seção ou utilizar nosso sistema de busca interna. Nas impressas...
E quanto à interatividade? Mesmo com o advento do e-mail, escrever para um veículo impresso nunca será tão simples e direto quanto, navegando
pelo site, clicar na seção de contato e enviar uma mensagem, sem ao menos se mexer da cadeira. O site pode ainda receber adições, atualizações e -- por que não? -- correções posteriores. Já aconteceu diversas vezes no
BCWS, em geral com detalhes errôneos ou informações que percebemos, mais tarde, não estar escritas de modo tão claro quanto possível.
E, por fim, o acesso ao site não é cobrado.
É por tudo isso que, dentro do BCWS, a proposta de uma edição impressa parece cada dia menos atraente. Respeitamos os que gostam de ter o papel em mãos, mas as vantagens da revista eletrônica são mesmo indiscutíveis.
Boa navegação!
O
Editor
|