Dias atrás adquiri uma revista que há
tempos não lia -- cujo nome omitirei, mas posso dizer
que trazia a expectativa de algum conteúdo sobre mecânica.
Ao lado de várias boas impressões e recordações, fui
surpreendido por uma ficha técnica, no comparativo de
capa, que talvez não justificasse este nome: não havia
taxa de compressão, diâmetro e curso dos motores, relações
de marcha, altura e largura das carrocerias.
Informações como regime do motor em determinada
velocidade, diâmetro dos componentes de freios ou
bitolas, nem pensar. A ficha daquela avaliação "completa"
seguia o padrão das que o Best Cars Web Site
adota em comparativos compactos, feitos com base em rápidos
contatos com os automóveis. Mas o pior estava por vir:
folheando outros testes da revista, nem mesmo uma
minificha encontrei. Havia avaliações que omitiam a
medida dos pneus.
Nada disso é novidade para os que vêm assistindo à
contínua degradação da informação técnica na
imprensa especializada brasileira. A idéia comum de
nossos colegas editores parece ser a de que informação
técnica assusta, afasta ou desinteressa o leitor que
busca apenas os aspectos práticos do automóvel. Ou,
quem sabe, prefiram poupar o trabalho de trazer o conteúdo
do material dos fabricantes -- quando os encontram, já
que marcas como a Volkswagen chegam ao absurdo de nem
sempre fornecer as relações de marcha -- para suas páginas.
Nós do BCWS compreendemos que parte dos leitores,
especialmente entre o público feminino, possa se
desinteressar por um texto carregado de termos e definições
técnicas. Por isso instituímos, já em nossa primeira
avaliação completa em 1998, o Comentário Técnico,
quadro que se encarrega deste conteúdo e torna o texto
principal mais leve e acessível ao leigo. E, para evitar
que o leitor se perca entre as expressões, estabelecemos
um glossário que explica os termos mais utilizados.
Estas são as concessões que julgamos válidas, em
respeito aos leitores que nos acessam para aprender e
conhecer mais sobre automóvel. Com toda a certeza, o Best
Cars Web Site não será alvo do processo de banalização
que tem tornado algumas revistas -- para não dizer
cadernos de jornais e web sites -- meros catálogos
de novidades, repetindo aquilo que todos podem perceber
em uma rápida análise dos veículos numa concessionária.
Se tivermos de nivelar nossos diferentes leitores, para
escrever um artigo ou todo nosso conteúdo habitual, o
faremos por cima, dando a todos a oportunidade de
aprofundar seu conhecimento neste fascinante mundo do
automóvel. A "tecnofobia", como chamo entre
amigos o temor de inserir conteúdo técnico na imprensa,
não tem lugar nesta equipe. Para o bem de sua informação,
que é nosso precípuo objetivo.
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