O
overdrive (identificado pela sigla O/D) do câmbio automático de
diversos modelos, entre eles o Corolla, nada mais é que a quarta
marcha. Mantê-lo em uso significa que o câmbio pode usar todas as
marchas à frente; se for desativado, apenas as três marchas inferiores
serão escolhidas. O botão menor na lateral da alavanca serve para
tirá-lo de ação, ato indicado no painel pela luz-piloto O/D Off
(desligado). O modo padrão, portanto, é de overdrive ativo.
É possível dirigir o carro em toda situação sem desativar o
overdrive. No entanto, há momentos em que tirar a quarta marcha de
ação pode ser útil: por exemplo, em certas subidas de serra, em que o
câmbio pode alternar entre terceira e quarta repetidamente, conforme a
velocidade e a pressão no acelerador. Ou em uma descida, em que manter
a terceira marcha gera algum freio-motor e poupa os freios do veículo.
Esqueça as ultrapassagens: quando o motorista exige mais aceleração, o
câmbio reduz as marchas tanto quanto necessário, não importando se o
overdrive está ou não ativo.
Na cidade, deixar a quarta de lado pode facilitar a redução da
velocidade antes de um semáforo ou lombada, por exemplo, já que o
câmbio do Corolla tende a passar à última marcha quando se tira o pé
do acelerador. Algumas caixas modernas, como as das francesas Peugeot,
Citroën e Renault, interpretam que o motorista deseja freio-motor e
retêm, ou mesmo reduzem, marchas nessa condição.
Quanto às posições 2 e L da alavanca, correspondem à
segunda e à primeira marchas, na ordem, e devem ser usadas apenas para
conter a velocidade em descidas íngremes. Não é preciso acioná-las no
uso normal, na cidade ou na estrada.
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