por Fabrício Samahá 

Câmbio automático: como
usar bem o overdrive


O que é o O/D (seria o overdrive), para que serve e quando devo utilizá-lo? O manual do Corolla apenas deixa dúvidas. Nas concessionárias vi formarem-se grupos de discussão entre técnicos e vendedores, acreditem: o resultado foi só de incertezas e opiniões pessoais. Alguns falavam que deveria ser usado numa descida (freio-motor), outros diziam que é somente para ultrapassar. O manual dá a entender ao usuário que o O/D está sempre ligado; só está desligado quando fica aceso no painel o "O/D OFF". Na cidade como devo usá-lo? E na estrada? Fiz uma pequena pesquisa entre os usuários de uma empresa que adquiriu vários, acreditem, ninguém sabe! Todo mundo só usa o "D", o "N", o "R" e o "P". O "2" e o "L" ninguém usa. Pode?

Paulo R. R. Silva
São Caetano do Sul, SP - prs@directnet.com.br

O overdrive (identificado pela sigla O/D) do câmbio automático de diversos modelos, entre eles o Corolla, nada mais é que a quarta marcha. Mantê-lo em uso significa que o câmbio pode usar todas as marchas à frente; se for desativado, apenas as três marchas inferiores serão escolhidas. O botão menor na lateral da alavanca serve para tirá-lo de ação, ato indicado no painel pela luz-piloto O/D Off (desligado). O modo padrão, portanto, é de overdrive ativo.

É possível dirigir o carro em toda situação sem desativar o overdrive. No entanto, há momentos em que tirar a quarta marcha de ação pode ser útil: por exemplo, em certas subidas de serra, em que o câmbio pode alternar entre terceira e quarta repetidamente, conforme a velocidade e a pressão no acelerador. Ou em uma descida, em que manter a terceira marcha gera algum freio-motor e poupa os freios do veículo. Esqueça as ultrapassagens: quando o motorista exige mais aceleração, o câmbio reduz as marchas tanto quanto necessário, não importando se o overdrive está ou não ativo.

Na cidade, deixar a quarta de lado pode facilitar a redução da velocidade antes de um semáforo ou lombada, por exemplo, já que o câmbio do Corolla tende a passar à última marcha quando se tira o pé do acelerador. Algumas caixas modernas, como as das francesas Peugeot, Citroën e Renault, interpretam que o motorista deseja freio-motor e retêm, ou mesmo reduzem, marchas nessa condição.

Quanto às posições 2 e L da alavanca, correspondem à segunda e à primeira marchas, na ordem, e devem ser usadas apenas para conter a velocidade em descidas íngremes. Não é preciso acioná-las no uso normal, na cidade ou na estrada.

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Foto: Fabrício Samahá - Data de publicação: 29/6/04

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