por Fabrício Samahá 

Abastecer com gasolina pode
prejudicar o motor a álcool?


Possuo um Corsa Classic a álcool e GNV. Certo dia o frentista colocou equivocadamente três litros de gasolina. Em seguida colocou seis de álcool para compensar. O motor do veículo poderá sofrer algum dano?

Jeferson Sotero
Salvador, BA

Meu carro a álcool pode ter o motor danificado pelo abastecimento equivocado de quatro litros de gasolina em vez de álcool?

Sérgio Clemes
Porto Alegre, RS

O maior risco de usar gasolina em um motor a álcool é causar detonação, pois a taxa de compressão mais elevada desses motores pode ser incompatível. Se houver detonação por longo tempo (supondo-se que o motor não tenha um sensor que a identifique e leve à alteração nos parâmetros de injeção e ignição), pode-se mesmo danificar gravemente o motor. No entanto, esse efeito não deve surgir com pequena concentração de gasolina, como 10% a 15%. No caso do leitor Jeferson, teria sido melhor abastecer com no mínimo 20 litros de álcool em seguida, de modo que a proporção de gasolina fosse reduzida a um patamar seguro. O leitor Sérgio não informa se acrescentou álcool após o abastecimento equivocado, mas vale a mesma recomendação. Caso o engano não possa ser corrigido desta forma (por exemplo, após completar o tanque com gasolina), o único recurso é retirar o combustível inadequado.

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Foto: divulgação - Data de publicação: 21/8/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados