por Fabrício Samahá 

Alagamentos: como superar
quando o câmbio é automático


Minha dúvida é como proceder com um carro de câmbio automático num trecho com alagamento, pois não dá pra manter a aceleração como no carro de câmbio manual. Sei que não é recomendável enfrentar enchente nem com carro manual, mas tem vezes que não é possível.

Denis Nakamoto
Santos, SP - denis.nakamoto@gmail.com

A dúvida do leitor procede, pois um dos riscos de atravessar um trecho alagado é que entre água pelo escapamento, retornando por sua tubulação e podendo danificar o motor. Por isso recomenda-se, nessas condições, o uso de marcha baixa (em geral a primeira) e de aceleração constante, mesmo que seja preciso parar no meio de trajeto (nesse caso pisa-se na embreagem e mantém-se cerca de 2.000 rpm), a fim de manter uma pressão de gases suficiente para impedir o retorno da água.

E como fazer se o câmbio é automático? Deve-se selecionar manualmente a marcha mais baixa possível, em geral a primeira (embora em alguns modelos seja a segunda, caso da posição L ou low do Honda Civic sem trocas de marcha no volante). Em um câmbio de variação contínua (CVT), como o do Fit, costuma haver uma posição para relações mais curtas (também L no caso desse Honda) que deve ser a escolhida.

A aceleração deve ser mediana e constante, como no caso de câmbio manual. Se for preciso parar, é possível manter o freio e o acelerador acionados em simultâneo freando com o pé esquerdo. Esse uso do freio pode ser treinado previamente em local seguro, pois em geral nos acostumamos a ter sensibilidade para frear apenas com o pé direito. O uso do esquerdo é útil também ao arrancar em subidas, em que dispensa o freio de estacionamento.

Note que todo câmbio automático possui a chamada rotação de estol (regime máximo admitido pela caixa com o veículo parado e marcha engrenada), em geral ao redor de 2.500 rpm. Assim, na situação de manter o carro parado no trecho alagado, o motor pode ser acelerado em torno de 2.000 rpm sem problemas.

Além da admissão pelo escapamento, atravessar um alagamento requer outros cuidados (leia consulta sobre o perigo do calço hidráulico).

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Foto: Fabrício Samahá - Data de publicação: 21/4/07

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