por Fabrício Samahá 

Corolla: uso recomendado de
gasolina não faz sentido


O manual e o livreto de garantia do meu Corolla Flex 2009 têm um aviso: "Abasteça o tanque completamente com gasolina a cada 10.000 km. Caso esta instrução não seja observada, o desempenho do motor, dirigibilidade ou emissões de gases poderão ser prejudicadas ou ainda poderão ocorrer falhas." Qual é o motivo? Não gosto de obedecer instruções que mais parecem mandinga, sem explicação. Parabéns pelo ótimo site.

Estêvão Carvalho - São Paulo, SP

Consultada, a Toyota informou: "Dependendo da qualidade do combustível, o motor (principalmente bicos injetores, assento e sede de válvulas) sofre com as impurezas. Com a sujeira, a performance do motor fica comprometida devido a combustão inadequada por falta de combustível injetado, fechamento inadequado entre a sede e assento de válvula, etc. Testamos diversos aditivos de limpeza e a conclusão foi que não têm efeito eficaz. Testamos com a gasolina e ela mostrou maior eficácia em relação aos aditivos existentes. Desta maneira, a Toyota definiu o abastecimento de gasolina a cada 10.000 km."

Temos por hábito respeitar e mesmo endossar as recomendações dos fabricantes, mas neste caso discordamos da Toyota. Se abastecido apenas com álcool, o motor mantém-se mais limpo do que com o uso (constante ou eventual) de gasolina. De resto, se houver suspeita de combustível adulterado, o motorista não terá vantagem em trocar o álcool pela gasolina: deve, isso sim, evitar o posto, denunciá-lo à Agência Nacional do Petróleo (ANP) e buscar outro que lhe pareça confiável, mantendo o uso de álcool se assim o desejar.

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Foto: divulgação - Data de publicação: 2/8/08

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados

Shopping Best Cars

Encontre o melhor
preço e compre:


Carro usado


Computador


DVD para carro


CD


Filmadora


Navegador GPS