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por Bob Sharp

Comando: no bloco ou no cabeçote?


Lendo o artigo sobre motos antigas nacionais a respeito da Honda XL/XLX, estava escrita a seguinte frase: "motor de 124 cm3 com comando de válvulas no cabeçote (não o de comando no bloco da CG)". Agora queria saber, qual a diferença de comando de válvula no cabeçote e no bloco? É no BCWS que tenho minha fonte de lazer nos fins de semana, quando estou na internet.

Leonardo Sbragi Crecente
Ibitinga, SP - killer.is.me@bol.com.br

Válvulas, em seu movimento retilíneo de abrir e fechar, sempre impõem dificuldades de operação à medida em que um motor funcione em rotações cada vez mais elevadas. Isso se complica ainda mais quando esse movimento começa na parte inferior do motor (considere-se um motor de cilindro vertical como o da Honda citada), ou seja, o bloco, pois a partir daí é necessário um tucho (em contato com o ressalto do comando de válvulas) e uma vareta para levar movimento até o cabeçote, para então ser invertido por meio de um balancim e acionar a válvula.

Essas duas massas de movimento alternativo (sobe-desce) impedem que o motor possa ser do tipo que "gire alto", pois as válvulas não conseguiriam fechar a tempo, por questão de inércia. É o que se chama de flutuação. Por esse motivo, quando o fabricante objetiva produzir um motor com mais potência em relação à cilindrada (potência específica), e um dos meios para isso é aumentar a rotação de trabalho, as massas de movimento alternativo devem ser reduzidas o mais possível.

A solução, então, é passar o comando de válvulas do bloco (conhecido como OHV, over head valve ou válvula no cabeçote) para o cabeçote (OHC, over head camshaft ou árvore de comando no cabeçote). Isso elimina de imediato a vareta e, em muitos casos, o balancim ou alavanca intermediária entre os ressaltos do comando e as válvulas. Para movimentar o comando no cabeçote não é usado nenhum componente de movimento alternativo, mas de movimento circular apenas.

O comando no cabeçote é maioria hoje entre os carros e as motos. No caso dos automóveis nacionais, os últimos casos de comando no bloco foram os já extintos motores Endura-E do Ka, Fiesta e Courier (até 1999) e AE-1000 do Gol (até 1996, antigamente chamado CHT por seu fabricante, a Ford). Motores de utilitários, como o V6 do S10 e Ranger e o V8 do Dodge Dakota, também utilizavam comando no bloco.

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Data de publicação: 18/10/03

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