por Iran Cartaxo

Os efeitos da adição de
nitrometano e metanol


Gostaria de saber se é possível misturas de combustíveis líquidos, podendo ser gasolina ou álcool com nitrometano ou metanol, para aumentar o poder calorífico e consequentemente o desempenho de um motor original sem modificar a parte mecânica, ou mesmo num motor já preparado para uso na rua. Alguma mistura poderá diminuir a resistência do combustível a detonação? Algum mistura pode estragar algum componente do veículo, como o catalisador, filtro de combustível, bico injetor etc.? O BCWS é a melhor revista sobre automóveis do Brasil.

Alain Perez
Rio de Janeiro, RJ - vwap@pop.com.br

O nitrometano (CH3NO2) é miscível em álcool, metanol e gasolina, sendo mais comumente usado com os dois primeiros. Em geral é aplicado em misturas de 5% a 10%, para motores de alta taxa de compressão ou com turbo, e de até 40% para motores de baixa taxa de compressão e aspiração natural. Devido ao aumento de potência, é recomendado reforço no motor para evitar redução da vida útil.

O ganho de potência com o nitrometano advém da presença de oxigênio em sua molécula, causando um efeito de sobrealimentação semelhante ao do óxido nitroso (NO2). Esse oxigênio é usado na queima de combustível, permitindo a injeção de maior quantidade de combustível. Parte da molécula (o CH3) também é combustível e o N não participa da queima, formando N2. O ganho no uso do nitrometano não é exatamente por aumento do poder calorífico, mas por permitir a injeção de mais combustível para uma mesma massa de ar, já que carrega parte do oxigênio para a queima em sua própria molécula.

Misturas com álcool, metanol e nitrometano atacam componentes não protegidos, como bicos injetores e outras peças sujeitas a corrosão. Isso acontece em grande parte por estes combustíveis conterem oxigênio em suas moléculas. Álcool e metanol, por sua vez, aumentam o índice antidetonante (IAD), que indica a tendência à detonação do combustível, na direta proporção da mistura. A gasolina a eles misturada ganha octanagem.

Os componentes do motor e sua regulagem devem ser ajustados para o uso da nova mistura. Catalisador, filtros e outros equipamentos sofrem com misturas diferentes das previstas em projeto. A regulagem do motor, em carros com injeção, pode ser ajustada com o uso de sistemas paralelos, que permitiriam seu desligamento e retorno às condições originais caso a mistura não estivesse sendo usada.

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Data de publicação: 29/11/03

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