Best Cars Web Site Consultório Técnico

por Iran Cartaxo  

Turbo vs. gás natural: falta
interesse dos fabricantes de kits


Por que não se usa, ou não se pode usar, turbo em um carro alimentado com gás natural? Pelo que eu sei isso deixaria o carro mais econômico, pelo menos teoricamente. Parabéns por fazerem um serviço de qualidade invejável.

Ronaldo Roledo
Santo André, SP - rroledo@uol.com.br 

Não tem o que falar sobre o BCWS, é o melhor que já encontrei. Ibest que nos aguarde... É possível turbinar carros movidos a gás natural?

Adriano Stephan
Embu das Artes, SP - adriano@almenat.com.br

Existe a possibilidade de se contornar a falta de potência de um carro convertido para GNV com a instalação de um turbocompressor? Ótimo site, mais técnico que muitas revistas, embora não deixe de atender o público mais leigo. Parabéns!

Carlos Eduardo Couto Pereira
São Bernardo do Campo, SP - lint@getnet.com.br

É possível a conversão para GNV de veículos turboalimentados?

Alzemiro Borges Neto
Rio de Janeiro, RJ - darthwader@ig.com.br

Turbinar um carro movido a gás natural deixaria mesmo o veículo mais econômico, se comparado a um carro a gás de mesma potência sem turbo, além trazer outras vantagens, como permitir o uso de outro combustível (álcool ou gasolina) sem perda de potência quando passar ao uso de gás natural. Basta que a pressão de sobrealimentação seja mais elevada para o uso de gás do que para o uso dos outros combustíveis.

O problema em usar turbo em um carro a gás natural é a maior complexidade que seria necessária ao sistema, de preferência permitindo regular a pressão de sobrealimentação, e ao sistema de alimentação do gás, que deverá ser capaz de alimentar sob uma maior pressão no coletor, além de outros detalhes menores.

No entanto, todas essas soluções são simples de implementar e a tecnologia é amplamente dominada pelos bons preparadores. Controlar a pressão de sobrealimentação é algo bem simples -- os conhecidos boosters estão aí para provar. Os sistemas de alimentação a gás atuais são perfeitamente adaptáveis para o uso com o turbo, bastando trocar ou ajustar as válvulas reguladoras para permitindo o ajuste às novas condições impostas pelo turbo.

Na verdade, parece faltar interesse dos fabricantes em desenvolver kits neste sentido, pois quem instala um kit de gás natural está muito mais interessado em baixo consumo e custo por quilômetro do que em alta potência ou em um (nada barato) kit turbo. O público consumidor destas soluções seria ainda menor que o consumidor de kits de conversão para gás -- pouca gente para justificar o investimento.

Isso, porém, não impede que um mecânico criativo ou um bom preparador possam adaptar os kits normais para funcionar com turbo, pois não se trata de nada tão complexo que um bom profissional não possa contornar.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados