por Bob Sharp

Honda: confusão entre gasolina
aditivada e com chumbo


Sou proprietário de um Honda Fit e fui informado que devo somente abastecer o carro com gasolina comum, pois a gasolina aditivada estraga o motor deste tipo de carro, por conter chumbo. Essa informação procede? O BCWS tem sido fonte de inúmeras informações para o cuidado do meu carro. Continuem assim.

Walton Ma Chan
Rio de Janeiro, RJ - waltonc@uol.com.br

Após analisar o manual do proprietário do Fit (reprodução ao lado), a conclusão é que o fabricante faz uma grande confusão a respeito de combustível. O chumbo (chumbotetraetila) não existe mais como aditivo à gasolina no Brasil desde outubro de 1991, pois, além de ser nocivo à saúde, provoca reação no catalisador que leva à sua inutilização em poucas dezenas de quilômetros.

Confusão também com o termo aditivada, possivelmente imaginando que o aditivo presente hoje na gasolina aditivada seja chumbotetraetila, o que não é: trata-se de detergentes e dispersantes que têm o objetivo de limpar e manter limpo o sistema de alimentação, desde a bomba de combustível, passando pelos injetores e chegando aos dutos e válvulas de admissão. Tais aditivos são tão importantes que não existe mais gasolina sem eles nos principais países, visto que um motor que funcione dentro dos padrões originais representa uma contribuição decisiva para a qualidade do ar.

A informação da Honda no manual é tão equivocada que, observando-a ao pé da letra, o veículo não poderia ser abastecido nos Estados Unidos, por exemplo, o que é inconcebível. Por isso, o BCWS recomenda categoricamente ao leitor e assina embaixo: só utilize gasolina aditivada. Se não o fizer, em pouco tempo os injetores se sujarão, como foi explicado recentemente em artigo técnico (saiba mais).

Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/12/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados