Após
analisar o manual do proprietário do Fit (reprodução ao lado), a
conclusão é que o fabricante faz uma grande confusão a respeito de
combustível. O chumbo (chumbotetraetila) não existe mais como aditivo
à gasolina no Brasil desde outubro de 1991, pois, além de ser nocivo à
saúde, provoca reação no catalisador que leva à sua inutilização em
poucas dezenas de quilômetros.
Confusão também com o termo aditivada, possivelmente imaginando
que o aditivo presente hoje na gasolina aditivada seja
chumbotetraetila, o que não é: trata-se de detergentes e dispersantes
que têm o objetivo de limpar e manter limpo o sistema de alimentação,
desde a bomba de combustível, passando pelos injetores e chegando aos
dutos e válvulas de admissão. Tais aditivos são tão importantes que
não existe mais gasolina sem eles nos principais países, visto que
um motor que funcione dentro dos padrões originais representa uma
contribuição decisiva para a qualidade do ar.
A informação da Honda no manual é tão equivocada que, observando-a ao
pé da letra, o veículo não poderia ser abastecido nos Estados Unidos,
por exemplo, o que é inconcebível. Por isso, o BCWS recomenda
categoricamente ao leitor e assina embaixo: só utilize gasolina
aditivada. Se não o fizer, em pouco tempo os injetores se sujarão,
como foi explicado recentemente em artigo técnico (saiba
mais).
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