por Fabrício Samahá Golf:
evolução do diesel alcançou
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Motores do Ciclo
Diesel, por tradição, possuem potência
específica bastante inferior à dos de Ciclo Otto, isto é,
movidos a gasolina ou álcool. Mesmo bons exemplos de utilitários a
diesel, como o novo Ranger (2,8 litros, 135 cv) e o F250 (4,2, 180
cv), atingem modestos 48 e 42 cv/l, na ordem. No entanto, no mercado
europeu de carros de passeio as coisas estão mudando -- e rápido. |
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Como se pode constatar,
do motor naturalmente aspirado (SDi) ao
turboalimentado (TDi) mais potente houve ganho de 120% em potência,
139% em torque e 31% em velocidade máxima, enquanto o tempo para
acelerar de 0 a 100 reduziu-se em 47%. Não menos importante: os
regimes de potência e torque máximos pouco se modificaram nas
várias evoluções do motor de 1,9 litro, chegando a ser mais baixos
nas dotadas de turbo. |
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Os números não
mentem: os dois motores atingem a mesma potência, mas o diesel o faz
em regime bem mais baixo. Este também oferece torque 52% superior a
uma rotação semelhante. Nos resultados, a velocidade final é
similar (apenas 5 km/h de vantagem para o GTI a gasolina) e a
aceleração requer tempo idêntico. |
Data de publicação deste artigo: 13/2/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |