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por Fabrício Samahá 

Golf: evolução do diesel alcançou
os 150 cv do GTI a gasolina


Gostaria de saber se há diferenças entre a performance do Golf GTI 1.8T de 150 cv e do Golf TDI, recém-lançado na Europa, de também 150 cv, só que a diesel. A energia liberada por cada tipo de combustível garante o mesmo desempenho a ambos? Quais são os dados de desempenho de cada um? Parabéns, o site é fantástico! Continuem assim!

Theo Leopardi
Jundiaí, SP
theosl@ibmec.br

Motores do Ciclo Diesel, por tradição, possuem potência específica bastante inferior à dos de Ciclo Otto, isto é, movidos a gasolina ou álcool. Mesmo bons exemplos de utilitários a diesel, como o novo Ranger (2,8 litros, 135 cv) e o F250 (4,2, 180 cv), atingem modestos 48 e 42 cv/l, na ordem. No entanto, no mercado europeu de carros de passeio as coisas estão mudando -- e rápido.

Dirige-se em velocidades cada vez mais altas na Europa de modo geral, e na Alemanha em particular. Assim, embora escolhidos pelo alto rendimento (baixo consumo), os motores a diesel precisam atender a exigências crescentes de desempenho, o que levou ao emprego generalizado de turbocompressor, resfriador de ar (intercooler), cabeçote com três ou mais válvulas por cilindro e sistema de injeção direta por duto comum (common-rail).

O famoso motor TDi de 1,9 litro da VW é uma das referências de seu segmento, tendo superado há anos a potência específica do 2,0 de oito válvulas a gasolina: enquanto este extrai 116 cv, ou 58 cv/l, o turbodiesel vinha obtendo 130 cv, ou 68 cv/l. O último passo, introduzido há pouco em algumas versões da linha Golf, é o TDi de 150 cv. Comparemos as opções diesel do modelo hoje, todas com a mesma cilindrada de 1.896 cm3:

Tipo Potência
(cv/rpm)
Torque
(m.kgf/rpm)
Vel. máxima
(km/h)
0 a 100 km/h
(s)
nat. aspirado 68 a 4.200 13,6 a 2.200 160 17
turbo 90 a 4.000 21,4 a 1.900 180 13
turbo 100 a 4.000 24,5 a 1.800 185 12
turbo 130 a 4.000 31,6 a 1.900 205 10
turbo 150 a 4.000 32,6 a 1.900 211 9
Dados do fabricante

Como se pode constatar, do motor naturalmente aspirado (SDi) ao turboalimentado (TDi) mais potente houve ganho de 120% em potência, 139% em torque e 31% em velocidade máxima, enquanto o tempo para acelerar de 0 a 100 reduziu-se em 47%. Não menos importante: os regimes de potência e torque máximos pouco se modificaram nas várias evoluções do motor de 1,9 litro, chegando a ser mais baixos nas dotadas de turbo.

E quanto ao confronto entre o GTI 1,8 turbo de 20 válvulas, a gasolina, e o mais potente dos TDi? Acompanhe:

Tipo Potência
(cv/rpm)
Torque
(m.kgf/rpm)
Vel. máxima
(km/h)
0 a 100 km/h
(s)
1,8 turbo (gas.) 150 a 5.700 21,4 a 1.750 216 9
1,9 turbodiesel 150 a 4.000 32,6 a 1.900 211 9
Dados do fabricante

Os números não mentem: os dois motores atingem a mesma potência, mas o diesel o faz em regime bem mais baixo. Este também oferece torque 52% superior a uma rotação semelhante. Nos resultados, a velocidade final é similar (apenas 5 km/h de vantagem para o GTI a gasolina) e a aceleração requer tempo idêntico.

Naturalmente, em algo se perde com os diesels de alta potência: durabilidade. Caiu por terra, hoje, o conceito de que esses motores são indestrutíveis, rodam um milhão de quilômetros sem retífica, entre outros símbolos de robustez. Bem mais exigidos que seus antepassados, os diesels modernos não duram mais -- ou muito mais -- do que os equivalentes a gasolina. Mas ainda trazem um retorno positivo na relação entre desempenho e consumo.

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Data de publicação deste artigo: 13/2/02

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