por Fabrício Samahá
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O ar-condicionado é um
desses itens (outros são direção assistida, teto
solar, câmbio automático, freios antitravamento ABS)
que deveriam, sempre que solicitados, vir instalados de fábrica.
Não que não possam ser montados após a compra -- as
adaptações mais incomuns, como Fusca com motor ![]() Além do sistema de condicionador propriamente dito, instalar um ar-condicionado com perfeição requer modificações no sistema elétrico, incluindo bateria e alternador de maior capacidade; no painel, seja pela adoção de equipamentos internos, seja pelos novos comandos de ventilação; e na suspensão, de modo a lidar com o maior peso (cerca de 30 kg mais). Se algo dessa relação for mal feito ou não for executado, algum componente poderá ter sua vida útil reduzida ou, no mínimo, surgirão ruídos no painel. Sem falar na própria montagem do equipamento, que requer mão-de-obra especializada. Uma polia mal posicionada, por exemplo, tende a gerar desgaste prematuro da correia e pode até mesmo prejudicar o acionamento de outros componentes periféricos do motor. Os conjuntos que algumas marcas tornam disponíveis em concessionárias atendem a parte desses requisitos, como substituir ou adaptar os comandos do painel. Contudo, certamente não incluem a substituição das molas da suspensão ou do alternador pelos mais robustos adotados, em geral, por modelos com ar-condicionado de fábrica. Outro dispositivo nem sempre oferecido por esses sistemas é a interrupção do compressor durante aceleração mais forte, fator importante de segurança em ultrapassagens, adotado em boa parte dos sistemas de série. |
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