por Bob Sharp

Injetores limpos: o álcool
também pode ser aditivado


Parabéns pela reportagem sobre os bicos injetores. Motores a álcool têm problema de depósito ou não? E oxidação, pode ocorrer e "travar" o bico? Justifica usar álcool aditivado ou aditivos no álcool comum? Quanto aos aditivos que são vendidos separadamente para a gasolina comum, existem os de manutenção, recomendados para uso rotineiro, e os de limpeza rápida, recomendados para uso mais esporádico, para uma limpeza mais "pesada". Quais vantagens e desvantagens de cada um? Qual dos dois tipos é o mais recomendado? Acompanho o site há mais de 5 anos e sempre foi minha referência na internet. Nunca encontrei nada como o BCWS. Continuem assim.

Fernando Assis Silva
Jataí, GO - fassisbr@brfree.com.br

O álcool carburante contém 3% de gasolina como medida de descaracterizá-lo para evitar que seja ingerido como bebida alcoólica. Portanto, existe o efeito de depósito, embora em ritmo menor. Assim, vale a recomendação de usar álcool aditivado ou, na falta, aditivar diretamente no tanque. Hoje todas as válvulas de injeção resistem ao ataque químico do álcool, mesmo nos carros estrangeiros, uma vez que aumenta a participação de gasool (gasolina E10, ou gasolina com álcool a 10%) na oferta de gasolina no mundo todo, em especial nos Estados Unidos. O padrão da gasolina brasileira é E22, que a lei permite variar 2% para mais ou para menos, embora atualmente seja E26.

Um cuidado importante para quem tem carro a álcool ou flexível, como parece ser o caso do leitor, é abastecer o reservatório de gasolina do sistema de partida a frio apenas com a gasolina Podium da Petrobras. Suas características de maior resistência ao envelhecimento em relação às demais (incluindo as do tipo premium) reduz as possibilidades de carbonização dos injetores. Embora não seja tema da pergunta do leitor, a mesma recomendação vale para quem tem carro bicombustível gasolina-gás, dada a tendência de a gasolina permanecer muito tempo sem uso no tanque.

Quanto aos aditivos vendidos separadamente, no fim da matéria é dito que ainda se sabe pouco sobre seu uso. Vale o conselho de usar o bom senso: por exemplo, num motor que nunca usou gasolina aditivada, usar o de limpeza pesada por um ou dois tanques e depois passar ao de manutenção. E sempre procurar marcas idôneas.

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Data de publicação: 4/11/03

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