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por Fabrício Samahá  

As vantagens de mais válvulas por cilindro


Uma pergunta que para mim (uma pessoa simplesmente iniciante) está muito difícil de ser compreendida: como funcionam os carros com mais de 2 válvulas por cilindro? Que vantagens têm? Quero parabenizar pelo trabalho que fazem. A primeira consulta, além de bem esclarecedora, responderam com muita rapidez.

Éder Toshiaki Ejima
Jundiaí, SP
eder.ejima@bol.com.br


Quais as vantagens do motor 16 válvulas sobre o de 8 válvulas?

Flavio Natacci
São Paulo, SP
natacci@globalclub.com.br

As válvulas são responsáveis pela aspiração de mistura ar-combustível (no caso das válvulas de admissão) para os cilindros e pela exaustão (saída) dos gases queimados (pelas válvulas de escapamento). Para que o motor atinja altos regimes de rotação com bom enchimento dos cilindros -- condição para que se obtenha potência elevada --, é preciso que a área das válvulas de admissão e de escapamento seja grande.

Antigamente, recorriam-se a válvulas grandes e pesadas para permitir esse melhor enchimento -- mas havia problemas. Além da dificuldade em acomodá-las no espaço das câmaras de combustão, o peso elevado provocava flutuação em altos giros, situação em que o motor perde muita eficiência. Adotar molas de válvulas mais fortes desgastava os ressaltos do comando. Assim, o emprego de duas válvulas pequenas no lugar de uma grande sanou esses inconvenientes.

Cabeçote com quatro válvulas por cilindro, em que as maiores são de admissão e as menores de escapamento: mais eficiência em alta rotação

O motor multiválvula em geral oferece mais potência e maior torque que o de duas válvulas por cilindro, mas em regimes de rotação mais elevados. Nos últimos anos essa tendência foi amenizada, em nome de melhor dirigibilidade no trânsito pesado (cada vez mais freqüente no mundo todo) e menores emissões poluentes. Como exemplo, o Vectra GSi 16V (1994 a 1996) desenvolvia 150 cv e o atual CD, mesmo com maior cilindrada (2,2 contra 2,0 litros), não passa de 138 cv.

Além da mais conhecida configuração de quatro válvulas por cilindro, podem ser adotadas outras: com três, como no Hyundai Accent anterior (hoje são quatro), ou com cinco, como em diversos Audi, Volkswagen e Ferrari -- o primeiro caso de produção em série, contudo, foi em motor de motocicleta Yamaha. Em ambos os casos, utilizam-se mais válvulas de admissão que de escapamento.

A Honda chegou a desenvolver um motor com pistões oblongos (ovalados) e oito válvulas por cilindro, para a moto NR 750, mas ele nunca chegou ao mercado e caiu no esquecimento.

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