por Fabrício Samahá As vantagens de mais válvulas por cilindro
|
As válvulas são responsáveis pela
aspiração de mistura ar-combustível (no caso das válvulas de
admissão) para os cilindros e pela exaustão (saída) dos gases
queimados (pelas válvulas de escapamento). Para que o motor atinja
altos regimes de rotação com bom enchimento dos cilindros --
condição para que se obtenha potência elevada --, é preciso que a
área das válvulas de admissão e de escapamento seja grande. |
Cabeçote com quatro válvulas por cilindro, em que as maiores são de admissão e as menores de escapamento: mais eficiência em alta rotação | ![]() |
O motor multiválvula em geral oferece
mais potência e maior torque que o de duas válvulas por cilindro,
mas em regimes de rotação mais elevados. Nos últimos anos essa
tendência foi amenizada, em nome de melhor dirigibilidade no
trânsito pesado (cada vez mais freqüente no mundo todo) e menores
emissões poluentes. Como exemplo, o Vectra GSi 16V (1994 a 1996)
desenvolvia 150 cv e o atual CD, mesmo com maior cilindrada (2,2
contra 2,0 litros), não passa de 138 cv. |
© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |