Consultório Técnico
Blower, o "soprador"
de ar para o motor
Tenho um Maverick V8 e gostaria de
saber o que é e quanto custaria a instalação de um blower.
Reginaldo Lourenço Jorge
reginalj@pauliseg.com.br
Blower ("soprador" em inglês) é um
superalimentador que envia maior volume de ar (e combustível)
aos cilindros, o que eleva a eficiência volumétrica. Ligado ao
virabrequim por correias e polias, é instalado entre o(s)
carburador(es) e o coletor de admissão. Observe que ele não
comprime o ar, mas apenas o desloca com maior velocidade. Nisso
difere do turbocompressor (clique aqui
para saber mais sobre o turbo). Como o coletor de admissão
trabalha a um volume constante e recebe o ar forçado, sua
pressão aumenta, por isso pode-se dizer que se está usando um
blower com 1 kg/cm², por exemplo.
Motores V8 são os que recebem o blower com mais freqüência
A elevação de potência obtida com o blower é regulada por sua
capacidade de deslocamento de ar e pela relação de rotações
entre a polia do blower e a do motor. Desta forma, blowers
maiores desenvolverão uma potência maior, do mesmo modo que
relações de polia que façam o blower desenvolver rotação
mais elevada.
É comum a confusão entre o blower e o compressor centrífugo de
acionamento mecânico (supercharger), pois ambos são
acionados de forma mecânica pela polia do motor. O compressor
mecânico efetivamente comprime o ar, assim como o turbo,
enquanto o blower apenas produz um deslocamento forçado do ar
para o coletor de admissão. Daí ser inútil dotar o blower de
um intercooler, pois o ar não é comprimido e portanto não se
aquece.
Não se fabricam blowers no Brasil, mas tem-se conhecimento de
uma oficina que recondiciona antigos blowers norte-americanos,
que ficam como novos e custam entre R$ 1.600 e R$ 2.500. Um
blower importado dos EUA custa mais, até R$ 3.000.
O coletor de admissão precisa ser trocado por um
apropriado para alojar o blower, pois ele fica encaixado no
coletor; além disso este requer um desenvolvimento especial para
evitar sobrecarga dos cilindros centrais, mais expostos ao
"sopro". Em casos de preparação mais forte alguns
reforços no motor são recomendados: pistões fundidos ou
forjados, virabrequim e bielas especiais e comando de válvulas
específico para o blower, que permita ao motor subir de giro
mais rapidamente.
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