por Fabrício Samahá
Uso do ar-condicionado e recirculação
Qual a
função da tecla de recirculação existente nos
comandos de ar-condicionado? Devo acioná-la em que situações?
Que outras medidas posso tomar para o uso do aparelho não
prejudicar a saúde dos passageiros?
Marcos Paulo Ferreira
Jundiaí, SP
O uso correto da recirculação, que para alguns pode
parecer um reforço na atuação do ar-condicionado pelo
aumento resultante no ruído, é um dos segredos para
obter conforto do sistema sem prejuízos à saúde.
Ativada a função, o aparelho passa a trabalhar apenas
com o ar interno do veículo. Ideal para circular em meio
à fumaça de caminhões, rodar em estradas poeirentas ou
atravessar regiões de mau cheiro, a recirculação não
deve ser mantida por longo tempo, pois resseca o ar e
pode agravar problemas respiratórios como rinite e
bronquite. Mesmo em tráfego pesado e sob forte calor,
convém liberar a admissão de ar (ou mesmo abrir um
pouco as janelas) de tempos em tempos para não viciar o
ar interno.
O uso da recirculação é recomendado, contudo, quando
se entra no carro após horas exposto ao sol. Nessa situação
o indicado é utilizar o ventilador no máximo e o
termostato na posição mais fria, além de abrir as
janelas para uma renovação mais rápida. À medida em
que a temperatura cai, feche as janelas, depois desative
a recirculação, procure reduzir a velocidade do
ventilador e, se possível, ajustar o comando de
temperatura para um ponto mais elevado -- e não desligar
o equipamento, o que pode gerar sensação de abafamento
pela súbita elevação da umidade do ar. O mesmo deve
ser feito ao chegar ao destino, quando o choque térmico
na saída do carro causa desconforto.
Além de prudentes à saúde, são atitudes que pagam
dividendos no desempenho, consumo e nível de ruído
interno do carro. O ventilador deve trabalhar mais rápido,
porém, no trânsito lento para evitar formação de gelo
no evaporador, origem da água que tão comumente se vê
escorrendo de carros recém-estacionados. Outra regra:
direcione as saídas de ar para o alto, pois o intuito é
refrigerar o ambiente e não os passageiros. Além de
evitar um resfriado, você estará distribuindo melhor o
ar fresco pelo interior, pois a física ensina que o ar
quente tende a subir e o frio a descer. Assim também é
mantida a situação climática (pés quentes, cabeça
fresca) mais favorável à concentração do motorista. O
ar mais quente só deve ser dirigido para cima em tempo
chuvoso, quando o ar-condicionado mostra-se ótima solução
para desembaçar o pára-brisa: como o ar emitido é
seco, absorve em segundos a umidade do vidro,
proporcionando boa visibilidade.
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