Elogiado pelo conforto e a qualidade de construção, o SC 430 pouco foi modificado durante sua produção; em 2006 substituía o Soarer no Japão

Diferentes cores externas e internas foram usadas na edição especial Pebble Beach, que a Lexus lançava todos os anos entre 2004 e 2008

"E o novo SC 430 é bastante mais esportivo que seu predecessor. O rodar é mais firme e, mais importante, há menos espaço no carro. Apesar do amável acabamento em couro, o banco traseiro é mais adequado a sacolas de compras que a passageiros", observava a revista.

Em 2003, aproveitando o lançamento do Cadillac XLR, a Motor Trend  colocou-o em comparação ao SC 430 e ao Mercedes-Benz SL 500. Os destaques do modelo japonês foram o "aveludado V8", o desenho do interior e as maneiras "gentis", enquanto estilo, estabilidade e alguma torção da estrutura foram os defeitos apontados. "O SC 430 é o líder em refinamento neste grupo tão polido. A suspensão espuma sobre a estrada, o motor sussurra, e os comandos da cabine enviam mensagens calmantes a seus dedos. O volante é de madeira e couro e uma agradável madeira adorna o console e o painel, incluindo portas retráteis que revelam a tela do navegador e os controles para o áudio Mark Levinson", descrevia o teste.

A conclusão da revista sobre o SC foi: "Continuamos impressionados com a qualidade e o refinamento sem compromissos que é evidente por todo o Lexus. Muitos spas não são tão relaxantes quanto ele. Contudo, o carro nos deixa desejando mais sabor e emoção ao dirigir. Esse não é o automóvel que vai inspirar você a olhá-lo na garagem à noite só para sorrir com suas linhas. Em vez disso, o SC é definitivo em isolamento — e mais de 14 mil compradores por ano não poderiam estar mais felizes".

O SC ganhava em 2004 a primeira série limitada, a Pebble Beach Edition, em alusão à sofisticada região da Califórnia que é palco para um dos eventos de carros clássicos mais prestigiados do mundo. Repetida nos quatro anos seguintes, a edição vinha com combinações exclusivas de cores externa e interna — uma para cada ano — e trazia detalhes de acabamento próprios como tapetes e logotipos nos para-lamas. De 2006 em diante, um defletor de porta-malas e rodas exclusivas fizeram parte da série. Também de 2004 foi a edição Carolina Herrera, com cor e acabamento interno diferenciados.

Como a geração anterior, o quarto Soarer teve longa produção sem grandes mudanças, mas esse nome desaparecia na linha 2006: depois de 16 anos desde sua estreia nos EUA, a Toyota enfim estendia a seu país de origem a marca Lexus, o que a levou a adotar em vários modelos os mesmos batismos de outros mercados — no caso do conversível, SC 430.

Uma caixa automática de seis marchas e retoques nos para-choques vinham no mesmo ano-modelo. Em 2010 era apresentada a edição Eternal Jewel, de 200 unidades, mas o encerramento da produção já estava marcado. Em junho daquele ano, o Lexus SC saía de cena. Uma nova geração chegou a ser prevista por algumas publicações, mas ainda não se confirmou — a crise mundial deflagrada em 2008 pode ter causado o cancelamento do projeto.

Como cupê ou conversível, com seis cilindros ou oito, mais esportivo ou mais confortável, o Soarer — junto de sua versão de grife Lexus SC — manteve a essência por quase 30 anos: um carro com estilo mais atraente que os dos conservadores sedãs da marca, associado à melhor tecnologia que os japoneses sabem oferecer.

Ficha técnica
_ Soarer 2800 GT
(1982)
Soarer 2,5 Turbo
(1992)
Lexus SC 400
(1992)
Lexus SC 430
(2002)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 6 em linha longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo no cab., 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 83 x 85 mm 86 x 71,5 mm 87,5 x 82,5 mm 91 x 82,5 mm
Cilindrada 2.759 cm3 2.492 cm3 3.969 cm3 4.293 cm3
Taxa de compressão 8,8:1 8,5:1 10:1 10,5:1
Potência máxima 170 cv a 5.600 rpm 280 cv a 6.200 rpm 260 cv a 5.400 rpm 300 cv a 5.600 rpm
Torque máximo 24,0 m.kgf a
4.400 rpm
37,0 m.kgf a
4.800 rpm
36 m.kgf a
4.600 rpm
45,0 m.kgf a
3.400 rpm
Alimentação injeção multiponto injeção multiponto, 2 turbos, resfriador de ar injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo e marchas manual, 5 ou automático, 4 automático, 4 automático, 5
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira indep., McPherson independente, braços sobrepostos
Traseira indep., braço semiarrastado independente, braços sobrepostos
RODAS
Pneus 195/70 R 14 225/55 R 16 245/40 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 4,65 m 4,86 m 4,52 m
Entre-eixos 2,66 m 2,69 m 2,62 m
Peso 1.300 kg 1.560 kg 1.630 kg 1.745 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 180 km/h ND 230 km/h 250 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 6,2 s
ND = não disponível
blog comments powered by Disqus

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade