Em um carro que desperta sorrisos no motorista, a nova tomada de ar do modelo 2003 não poderia ser mais adequada

Rodas de 16 pol apenas na traseira, novos faróis e lanternas e câmbio manual sequencial: outras novidades desse ano-modelo para o MR2

Depois que os EUA deixaram de importá-lo, em 2005, a Toyota manteve por mais dois anos sua produção, encerrada com duas séries limitadas

Mais próximo do Toyota sob qualquer aspecto, o Mazda MX5 enfrentou-o em uma comparação da Motor Trend. Para a revista, embora o MR2 fosse "marginalmente mais rápido, ele não parece tão feliz na tarefa. Seu motor é certamente disposto a girar — uma exigência para extrair o máximo de qualquer um deles —, mas produz muito ruído e vibração. E a maior diferença é como eles se comportam no limite. O MR2 é mais neutro até lá, mas atuar contra sua tendência a girar requer algum ajuste àqueles acostumados a carros de motor dianteiro. Ainda assim, esse é um chassi bastante sofisticado, considerando seu preço".

Toyota ou Mazda, qual seria a recomendação da Motor Trend ? "Oh, isso é difícil. O MR2 é uma peça sofisticada para o que custa. Oferece alto conteúdo e uma experiência de dirigir muito agradável. Sua cabine mais confortável é mais conveniente em um uso cotidiano, e o motor central tem apelo para um motorista interessado em desempenho. Ele custa um pouco mais que o Miata, mas provavelmente vale a diferença, em forma de equipamentos adicionais e desempenho um pouco superior", concluía.

Estreava em 2002 uma novidade técnica: a Sequential Manual Transmission (SMT) ou transmissão manual sequencial. Tratava-se de uma caixa manual automatizada de cinco marchas, como é comum hoje, mas que não operava em modo automático: havia apenas as trocas manuais, feitas por mecanismo eletroidráulico e comandadas movendo-se a alavanca para frente e para trás ou por botões no volante, sem pedal de embreagem. No ano seguinte esse câmbio ganhava a sexta marcha.

No teste da Car and Driver, o sistema mostrou qualidades e limitações: "Em reduções — como em um Ferrari 360 Modena F1 —, ele provoca uma leve acelerada para combinar as rotações da caixa e do motor e suavizar o acoplamento. Mas, ao contrário do F1 da Ferrari, o mecanismo da Toyota põe ênfase na durabilidade. Mesmo com o acelerador a fundo, a arrancada é gentil e as mudanças são lentas. Embora isso não seja um problema em direção normal ou mesmo esportiva, as trocas parecem agonizantes de tão lentas em uma prova de aceleração. Por isso o tempo de 0 a 96 km/h — 8,2 segundos — foi 1,4 s maior que no MR2 de câmbio manual".

O Toyota passava por outras mudanças no modelo 2003: para-choques (o dianteiro com uma tomada de ar que parecia sorrir), faróis, lanternas e tomadas de ar eram remodelados, assim como os instrumentos do painel. As rodas traseiras cresciam para 16 pol, mantendo-se as dianteiras com 15. Na linha seguinte vinha um diferencial autobloqueante e, um ano depois, rádio que armazenava seis CDs no painel.

O ano-modelo 2005 foi o último nos EUA, enquanto os demais mercados o tiveram até que a produção no Japão fosse encerrada, em julho de 2007. A essa época foram lançadas duas edições limitadas: a V-Edition, no Japão e no Reino Unido, com detalhes próprios no acabamento interno; e a TF 300, só para os britânicos, com um turbo fornecido pela TTE (Toyota Team Europe) e 182 cv.

No mundo automobilístico pasteurizado de hoje, em que fabricantes de todos os tamanhos buscam o máximo de compartilhamento de plataformas e componentes entre seus modelos, um pequeno esportivo com motor central e o logotipo da Toyota parece inimaginável. Mas ele existiu por três gerações que, diferentes na concepção e nos resultados, mantiveram em destaque a arquitetura mecânica que fazia do MR2 um carro peculiar.

Ficha técnica
_ MR2 Supercharged
(1988)
MR2 Turbo
(1992)
MR2 Spyder
(2001)
MOTOR
Posição e cilindros central-traseiro, transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 81 x 77 mm 86 x 86 mm 79 x 91,5 mm
Cilindrada 1.587 cm3 1.998 cm3 1.794 cm3
Taxa de compressão 8:1 8,8:1 10:1
Potência máxima 145 cv a 6.400 rpm 200 cv a 6.000 rpm 138 cv a 6.400 rpm
Torque máximo 19,3 m.kgf a 4.000 rpm 27,6 m.kgf a 3.200 rpm 17,3 m.kgf a 4.400 rpm
Alimentação injeção multiponto,
compressor
injeção multiponto,
turbo, resfriador de ar
injeção multiponto
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração manual, 5, traseira -
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a disco ventilado
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independentes McPherson
RODAS
Pneus dianteiros 185/60 R 14 195/55 R 15 185/55 R 15
Pneus traseiros 185/60 R 14 225/50 R 15 205/55 R 15
DIMENSÕES
Comprimento 3,95 m 4,17 m 3,88 m
Entre-eixos 2,32 m 2,40 m 2,45 m
Peso 1.130 kg 1.325 kg 1.000 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,2 s 6,7 s 7,5 s
ND = não disponível

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