Depois de cinco anos de intervalo, o Corniche renascia em 2000 com novo estilo, que lembrava o do sedã Silver Seraph lançado dois anos antes

Por baixo do capô estava o clássico motor V8, revigorado pelo turbo e agora sem esconder a potência: 325 cv, que permitiam atingir 225 km/h

Com a separação entre Bentley e Rolls-Royce, em 2002, o Corniche era descontinuado, deixando para a história uma tradição de três décadas

O Bentley Continental passava pela mesma evolução, mantendo a nomenclatura. Uma versão especial do Corniche IV, a Anniversary, era lançada ainda em 1992 para comemorar os 25 anos da versão conversível. Foram produzidas apenas 25 unidades, todas na cor azul, com detalhes exclusivos como revestimento em magnólia, mesinhas embutidas atrás dos bancos dianteiros e compartimentos nas portas que podiam ser trancados e abrigavam carteiras de couro, garrafas e abridores feitos para o carro.

A produção do IV durou até 1995, em um total de 219 unidades. O encerramento dos Corniches baseados no Silver Shadow foi com o Corniche S, do mesmo ano, fabricado em tiragem limitada a 25 unidades. As duas letras "R" sobre a grade, que por tradição vinham pintadas em preto desde a morte dos fundadores da empresa, apareciam em vermelho na edição especial, que também teve o motor equipado com turbocompressor. O Continental também saiu de linha em 1995, somando desde seu início 438 unidades, incluídos os cinco Turbos da série final — com mecânica idêntica à do Corniche S — e mais três turbos de 1993 construídos sob encomenda para o Sultão de Brunei, com motor do sedã Bentley Turbo R.

Breve ressurreição   O nome Corniche ressurgia em um carro todo novo em janeiro de 2000, dessa vez com elementos de estilo do Rolls-Royce Silver Seraph, lançado dois anos antes. No entanto, a base do carro era o Bentley Azure, que havia surgido em 1995 — foi o único Rolls lançado depois de seu equivalente da Bentley. Quando de seu lançamento, era o modelo mais caro da Rolls.

O novo conversível vinha ainda maior que o derivado do Silver Shadow: 5,40 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,47 m de altura e 3,06 m de entre-eixos, com peso de 2.735 kg. Para manter uma boa autonomia, diante do grande consumo, o tanque de gasolina levava 100 litros. O motor era o destaque do carro: uma versão alterada do mesmo 6,75-litros com turbo que produzia 325 cv. A potência, enfim divulgada, era inferior à do Azure — que tinha 389 cv quando lançado e 406 cv no fim da produção —, mas o motor era mais suave. A aceleração de 0 a 100 km/h podia ser feita em 8,5 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h. O carro vinha com freios ABS e câmbio automático de quatro marchas e, à época, era o único carro da marca com um autêntico motor Rolls-Royce — os demais usavam os da BMW.

O teste da revista norte-americana Car and Driver apontou como destaques o conforto de marcha, o agradável odor do revestimento em couro e "uma dama voadora [o símbolo da Rolls sobre a grade] que, em termos de celebridade, vale 100 mil dólares ou mais". Os pontos negativos foram o vigia traseiro em plástico, a vibração do para-brisa (indicação de uma limitada rigidez estrutural) e o comportamento dinâmico. E, claro, o preço definido como "lunático". Sua produção durou só até 2002, devido à separação da Rolls e da Bentley em duas empresas com donos diferentes. Apenas 374 foram produzidos.

O que se viu foi uma situação peculiar. A empresa Rolls-Royce se tornou uma subsidiária da Volkswagen, que passou a ser dona da fábrica de Crewe, onde os Rolls eram fabricados. No entanto, a fábrica Rolls-Royce era proprietária apenas da marca Bentley — a marca Rolls pertencia a terceiros e era usada sob licença pela empresa. A prestigiosa marca britânica, assim, acabou sendo comprada de seus proprietários pela BMW, que começou a produzir o Phantom em uma nova fábrica.

Ficha técnica
_ Corniche (1974) Corniche (2000)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2
Diâmetro e curso 104,1 x 99,1 mm
Cilindrada 6.748 cm3
Taxa de compressão 9:1 8:1
Potência máxima ND 325 cv a 4.000 rpm
Torque máximo ND 75,2 m.kgf a 2.100 rpm
Alimentação 2 carburadores injeção multiponto sequencial,
turbo, resfriador de ar
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 automático, 4
Tração traseira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, braços semi-arrastados
RODAS
Pneus 205/80 R 15 255/55 R 17
DIMENSÕES
Comprimento 5,20 m 5,40 m
Entre-eixos 3,03 m 3,06 m
Peso 2.190 kg 2.735 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 200 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s 8,5 s
ND = não disponível

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