 Os para-lamas traseiros
ondulados, ao estilo Coca-Cola, destacavam o modelo da Mulliner das
adaptações realizadas antes por James Young

Em 1971 a Rolls adotava o nome
Corniche no sedã de duas portas e no conversível Mulliner, enquanto
aplicava alterações técnicas e visuais |
Em 1967 era lançado o Silver Shadow Mulliner
Park Ward Convertible, com as mesmas linhas laterais, acompanhado pelo
Bentley T Mulliner Park Ward Convertible — a versão Saloon do Bentley
havia surgido junto do Rolls-Royce.
O modelo vinha apenas com câmbio automático, como é de se esperar de um
Rolls, assim como a tração traseira. A versão vendida no Reino Unido,
com volante à direita, dispunha de quatro marchas na caixa GM 400,
construída pela General Motors com especificações mais exigentes sob
encomenda da marca britânica. Para os demais mercados, com volante à
esquerda, o câmbio era o GM 300 de três marchas. Mais tarde a versão de
exportação também passou a contar com o GM 400.
O enorme carro era parado por freios a disco Girling nas quatro rodas,
acionados por três circuitos independentes, para garantia ainda maior
que a do circuito duplo em caso de falha hidráulica. A direção —
assistida, claro — usava o sistema de esferas recirculantes, usual nos
carros de luxo da época. A suspensão era independente tanto à frente
quanto atrás, com braços sobrepostos e braços arrastados (na ordem),
ambas com molas helicoidais.
Embora à época a Rolls fosse bastante conservadora, não equipando os
carros com novidades que não considerasse testadas o suficiente, o
Shadow tinha a suspensão com um sistema hidráulico de controle
automático de altura. Os faróis dispunham de um inovador sistema de
emergência em que, no caso de todos os fachos altos queimarem, os baixos
eram acionados e vice-versa. Pneus diagonais
na medida 8,45-15, numa época que radiais já eram usados por diversas
marcas, mostravam conservadorismo.
Ainda que levasse apenas quatro pessoas, as dimensões do carro eram
enormes: comprimento de 5,17 metros, largura de 1,83 metros e
entre-eixos de 3,03 metros, tanto para o sedã como para o conversível.
Já a altura e o peso das versões eram diferentes, de 1,52 m no
conversível e de 1,49 m no sedã, com 2.324 e 2.257 kg, na ordem.
Continua
|