Com as mesmas novidades visuais, o Turbo (ao lado e abaixo) ficou ainda mais atraente, mas a chegada do Laguna em 1993 apontaria o fim da linha para esse importante Renault
Para ler
Livros sobre o 21 resumem-se a manuais de manutenção, mas há obras que abordam a história do toda a Renault.

Renault, Un Siècle de Création Automobile - por Claude Le Maître e Jean-Louis Loubet, editora Etai. Bastante abrangente, com 255 páginas em francês, conta a trajetória da marca desde sua fundação em 1898. Le Maître é presidente da Sociedade de História do Grupo Renault; enquanto Loubet é Diretor do Departamento de História da Universidade de Evry. Publicado em 2003.
 

Sedã e perua foram vendidos nos Estados Unidos como Medallion, em uma associação com a AMC que logo terminou com a venda à Chrysler

A Renault rompia no mesmo ano as ligações com a AMC. O então presidente Raymond Lévy negociou a venda a Lee Iacocca, que dirigia o grupo Chrysler. Desde 1987 era vendido nos EUA o Renault Medallion, com base na plataforma do R21, mas diferente em estilo e mecânica. Com linhas mais ao gosto norte-americano e os para-choques salientes (e resistentes a pequenos impactos) exigidos pela legislação de lá, usava o motor de 2,2 litros do R25 em posição longitudinal, câmbio manual de cinco marchas ou automático de três e oferecia a opção da perua, incluindo o banco suplementar. Na linha 1988 a marca Renault dera lugar à Eagle. Foi a última tentativa do grupo francês no país.

Na Europa, toda a linha R21 era ligeiramente remodelada em 1990, ganhando novos faróis e grade. Antes o símbolo losango da marca ficava à esquerda, inserido na grade, e agora estava no centro do capô. A tampa do motor tinha também mudanças e atrás ele ganhava lanternas com desenho mais horizontal, que acompanhavam a linha do porta-malas. Por dentro as versões superiores estavam mais requintadas com revestimento dos bancos em couro. O acabamento, um dos motivos de crítica, estava bem mais cuidado.

O R21 TXi Quadra aparecia na versão sedã. Era muito atraente e se mostrou eficaz, mais evoluído que a versão anterior 4x4. Era muito seguro na chuva ou na neve, mesmo rodando rápido, mas não foi bem-sucedido por causa do preço: custava quase 30% acima do carro com tração convencional e mesma motorização. Até 1993 o R21 recebia poucas alterações externas e internas. Naquele ano, deixava as siglas de lado e conforme o acabamento usava nomes como Prima, Manager, Alizé, Symphonie e Baccara, esta a versão mais sofisticada. A chegada do belo Laguna mostrava o caminho para sua despedida.

Em 1994 terminava a produção do sedã e no ano seguinte a da perua, após 2.096.000 unidades feitas em Marselha, na França, a que se devem somar as fabricadas em Bursa, na Turquia; Pequim, na China; Medelín, na Colômbia; e Santa Isabel, em Córdoba, na Argentina. Foi o carro que reergueu a Renault, marca que terminou a década de 1980 como oitavo produtor mundial atrás da GM, Ford, Toyota, Volkswagen, Fiat, Nissan e Peugeot-Citroën. Esse marco no cotidiano francês foi o último carro da Renault como empresa estatal.

Ficha técnica
_ R21 Turbo (1987) R21 Nevada GTX (1987) R21 GTS Hatch (1989)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 4 em linha transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 88 x 82 mm 81 x 83,5 mm
Cilindrada 1.995 cm3 1.721 cm3
Taxa de compressão 8:1 10:1 10:1
Potência máxima 175 cv a 5.200 rpm 120 cv a 5.500 rpm 90 cv a 5.500 rpm
Torque máximo 27,5 m.kgf a 3.000 rpm 17,1 m.kgf a 4.500 rpm 14,1 m.kgf a 3.500 rpm
Alimentação injeção multiponto,
turbo, resfriador de ar
injeção multiponto carburador de corpo duplo
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco a tambor
Antitravamento (ABS) sim não
SUSPENSÃO
Dianteira independente McPherson
Traseira independente, braço arrastado
RODAS
Pneus 195/55 R 15 ND 175/65 R 14
DIMENSÕES
Comprimento 4,49 m 4,64 m 4,46 m
Entreeixos 2,60 m 2,75 m 2,66 m
Peso 1.190 kg 1.235 kg 1.085 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima 227 km/h 195 km/h 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,4 s ND 11,6 s
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade