Apesar do exagero nos faróis auxiliares e nas molduras plásticas, o Bonneville 2000 estreava uma carroceria moderna e atraente, um retorno aos bons tempos

Motor Cadillac V8 de 278 cv, suspensão multibraço e estilo mais limpo vinham no GXP 2003, mas esse foi um dos últimos anos do Bonneville

Em 1995 o motor sem compressor passava por melhorias para entregar 207 cv e 31 m.kgf. Discretas modificações de estilo vinham para o ano seguinte. A mais importante era a volta da tradicional grade em duas partes, abandonada havia muito tempo no Bonneville. Seguramente ela dava um toque esportivo ao carro. No mesmo ano o motor com compressor entregava 243 cv e 38,7 m.kgf. Mesmo com o peso de 1.747 kg da versão, bastavam 7,5 segundos para ir de 0 a 96 e a velocidade máxima estava acima de 200 km/h. Pouco antes de mudar novamente, uma nova caixa automática de quatro marchas era adotada.

A última geração do grande Pontiac apareceu em 2000 com um desenho charmoso e moderno. Estava elegante, com perfil baixo e esportivo, grandes faróis e a grade tradicional da marca junto de um para-choque bastante pronunciado. Em meio a uma selva de modelos muito parecidos, ainda era possível distinguir um Bonneville que se aproximasse no retrovisor. O interior continuava luxuoso e havia recursos como controle de estabilidade, monitor de pressão dos pneus e projeção de informações no para-brisa, tudo para enfrentar concorrentes como Chrysler 300M, Nissan Maxima e Lexus ES 300. Media 5,14 m de comprimento, 1,88m de largura, 1,42 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. O peso chegava a 1.700 kg.

Boa novidade em 2003 era a volta do V8. O fim do Oldsmobile Aurora criou uma lacuna no segmento para a GM e assim a Pontiac passou a usar o moderno motor Northstar da Cadillac, de 4,6 litros, com bloco de alumínio, duplo comando nos cabeçotes e 32 válvulas, na nova versão GXP. Com 278 cv e 41,5 m.kgf, o Bonneville acelerava de 0 a 96 km/h em apenas 6,5 segundos, muito bom para sua proposta. As rodas de 18 pol com pneus 235/50 compunham o ar esportivo, que não mais trazia o excesso de molduras plásticas, e a suspensão traseira evoluía de McPherson para multibraço. No último ano de produção a Pontiac deu à versão SLE boa parte das soluções estéticas do GXP, exceto rodas e ponteiras do escapamento.

Mas os tempos eram outros e em maio de 2005 o Bonneville encerrava sua longa carreira como o grande Pontiac. Seu substituto, o G8, passou a vir da Austrália — é uma versão do Holden VE Commodore — e, apesar de todos os méritos, não agrada aos clientes fiéis a produtos norte-americanos. Entre altos e baixos, o Bonneville deixou saudades em seu público e mostrou, acima de tudo, como a General Motors lidou com suas próprias decisões, as do governo e a vontade do consumidor em momentos difíceis.

Ficha técnica
_ Bonneville
(1960)
Bonneville Hardtop
Coupé (1977)
Bonneville SSEi
(1992)
Bonneville GXP
(2003)
MOTOR
Posição e cilindros longitudinal, 8 em V transversal, 6 em V transversal, 8 em V
Comando e válvulas por cilindro no bloco, 2 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 103,2 x 95,2 mm 104,6 x 95,2 mm 96,5 x 86,4 mm 93 x 84 mm
Cilindrada 6.371 cm3 6.555 cm3 3.791 cm3 4.565 cm3
Taxa de compressão 10:1 7,6:1 8,5:1 10:1
Potência máxima 304 cv a
4.600 rpm*
182 cv a
3.600 rpm
208 cv a
4.400 rpm
278 cv a
5.600 rpm
Torque máximo 58,1 m.kgf a
2.800 rpm*
44,9 m.kgf a
1.600 rpm
36 m.kgf a
2.800 rpm
41,5 m.kgf a
4.000 rpm
Alimentação carburador injeção multiponto, compressor injeção multiponto
* Valores brutos
CÂMBIO
Tipo e marchas automático, 3 automático, 4
Tração traseira dianteira
FREIOS
Dianteiros a tambor a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor a disco
Antitravamento (ABS) não sim
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos independente, McPherson
Traseira eixo rígido indep., McPherson indep., multibraço
RODAS
Pneus ND GR 78-15 225/60 R 16 235/50 R 18
DIMENSÕES
Comprimento 5,61 m 5,44 m 5,09 m 5,15 m
Entreeixos 3,15 m 2,94 m 2,81 m 2,85 m
Peso 1.980 kg 1.656 kg 1.636 kg 1.720 kg
DESEMPENHO
Velocidade máxima ND 206 km/h 225 km/h
Aceleração de 0 a 96 km/h ND 9,0 s 6,5 s
ND = não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade